As principais falhas encontradas em instalações elétricas

, | 0 Comentários

Dentre as principais falhas encontradas em instalações elétricas podemos listar:
1) Fuga de corrente: por problemas na isolação dos fios, a corrente “foge” do circuito e pode ir para a terra (através do fio terra). Quando o fio terra não existe, a corrente fica na carcaça dos equipamentos (eletrodomésticos), causando o choque elétrico.
2) Sobrecarga: ocorre quando a corrente elétrica é maior do que aquela que os fios e cabos suportam. Ocorre
quando ligamos muitos aparelhos ao mesmo tempo. Os fios são danificados pelo aquecimento elevado.
3) Curto-circuito: é causado pela união de duas ou mais potenciais (por ex.: fase-neutro/fase-fase), criando um caminho sem resistência, provocando aquecimento elevado e danificando a isolação dos fios e cabos, devido aos altos valores que a corrente elétrica atinge nessa situação.
4) Sobretensão: é uma tensão que varia em função do tempo. Ela varia entre fase e neutro ou entre fases, cujo valor é superior ao máximo de um sistema convencional. Essa sobretensão pode ter origem interna ou externa.
Externa: descargas atmosféricas
Interna: curto-circuito, falta de fase, manobra de disjuntores etc.

Conheça outras dicas para prevenir choques elétricos.

Para evitar essas falhas, toda instalação elétrica deve passar por uma avaliação criteriosa, feita por um profissional qualificado e habilitado, com base em normas técnicas (NBR5410) que estabelecem os parâmetros e as condições mínimas de qualidade e desempenho que as instalações devem apresentar, garantindo assim o seu correto e seguro funcionamento.

Botão Whatsapp Foxlux