Por que o volante fica na direita no Reino Unido?

| 0 Comentários

Você já deve ter visto em algum filme, ou pela internet, que no Reino Unido os carros possuem o volante no lado direito e eles transitam pelo lado esquerdo da pista. Uma forma totalmente diferente daqui do Brasil. Mas você sabe qual o motivo dessa diferença? A gente conta pra você!

carro-foxlux-volante

Desde antigamente

Desde o fim do século XVIII, todos viajavam do lado esquerdo da estrada, pois sempre empunhavam armas em suas mãos, geralmente as da direita, e deveriam estar preparados para duelos e lutas inesperadas que pudessem aparecer durante a viagem. Assim, caso alguém aparecesse, sua mão estaria sempre livre para defender e atacar a pessoa que vinha pela direita.

Entretanto, com a chegada de Napoleão ao poder na França, tudo mudou. Por ser canhoto, Napoleão ordenou que todos os exércitos andassem pelo lado direito das estradas. Assim, ele poderia empunhar sua espada com habilidade na mão esquerda, e lutar contra qualquer oponente que aparecesse em sua frente. Isso fez com que, nas carruagens francesas, o cocheiro ficasse no lado esquerdo, assim como fica o volante nos dias de hoje.

A partir disso, todas as partes do mundo que, em algum momento, foram colonizadas por franceses, seguiram o padrão imposto por Napoleão e passaram isso pela história, entretanto as que foram colonizadas pelo Império Britânico mantiveram o antigo modo de condução e direção.

A popularização

Na América, a prática francesa ganhou força de forma rápida, na tentativa de combater qualquer laço com os britânicos, e com o avanço da tecnologia e da produção em massa, não demorou para que a fabricação de carros como vemos hoje se espalhasse pelo mundo todo, deixando apenas alguns poucos países com modos diferentes.

Além do Reino Unido, Austrália, Japão, Índia e África do Sul são alguns dos países que também seguem o modelo britânico.

Botão Whatsapp Foxlux