O que faz um Soldador?

, , | 0 Comentários

dia_do_soldador

O dia 23 de setembro marca as celebrações pelo Dia do Soldador. Mas afinal: quais são as atribuições desse profissional?
O soldador trabalha, principalmente, em atividades ligadas às indústrias de transformação, construção civil e de fabricação de estruturas metálicas. Essas atividades correspondem, basicamente, à solda e ao corte de metais e compósitos utilizando processos como eletrodo revestido, TIG, MIG, MAG, oxigás, arco submerso, brasagem e plasma. Para tanto, preparam a soldagem de peças, consultando desenhos e especificações, selecionando ferramentas, materiais e consumíveis, assim como protegendo e isolando o local de trabalho. Para cortar peças, operam maçaricos, enquanto que, para soldá-las, operam equipamentos por brasagem, ligando partes e preenchendo buracos e recortes de artigos em metal ou compósitos. O soldador realiza inspeções visuais em peças, identificando posições de soldagem, aplicando removedores para retirar óleos, preaquecendo com maçaricos, escovando e goivando peças.
O soldador pode ser um profissional cuja especialização varia bastante. Isso porque as especificidades que envolvem a atividade mudam de área para área, tendo possibilidade de exercer a mais simples solda até outras ultraespecializadas. No Brasil, a procura por profissionais soldadores para a indústria é grande, e a tendência é que  essa demanda aumente ainda mais.
Confira o depoimento da soldadora Joana,  que conta um pouco sobre a sua profissão e atuação:

Adaptado da Revista da FIEC

Botão Whatsapp Foxlux