05 dicas para comprar telhas

, , | 0 Comentários

Confira respostas para algumas das dúvidas mais comuns de quem precisa comprar telhas:
1. Qual é o primeiro passo para um bom telhado?
Tudo começa com um projeto específico para essa estrutura – esse estudo caminha junto com o da casa. Cabe ao arquiteto ou engenheiro desenhá-lo de acordo com o estilo arquitetônico da moradia e planejar os detalhes. Por exemplo: o peso da cobertura ficará apoiado numa laje ou haverá tesouras? E quais os melhores locais para apoiá-las? Onde ficarão as caixas d’água? O uso ou não do forro também faz parte dessas indagações – pois, como será fixado na estrutura, ele entrará na conta do dimensionamento das vigas. Com todos esses pontos esclarecidos, parte-se para o cálculo da estrutura e a escolha dos materiais.
2. Qual é a melhor telha para a minha casa?
Isso depende do estilo da casa, da inclinação do telhado e do preço que você está disposto a pagar. Ao eleger os critérios, não se deixe levar apenas pela aparência e custo. Os especialistas lembram ainda a importância de conferir se produto atende às normas técnicas que garantem a qualidade.
Se você quer:

  • Durabilidade: fique com a cerâmica e o concreto. Existem telhados feitos há mais de 100 anos com peças de barro que continuam em bom estado. O concreto, mais resistente e impermeável que a cerâmica, também é uma boa pedida: alguns fabricantes oferecem 20 anos de garantia.
  • Economia: há modelos de cerâmica vermelha, como romana e portuguesa, com preços bastante convidativos. O fibrocimento figura entre as alternativas mais baratas, mas, em geral, fica destinada a áreas menos nobres da casa, como garagens.
  • Versatilidade: as chapas metálicas e de policarbonato admitem curvaturas, por isso se afinam com estruturas metálicas, igualmente maleáveis.
  • Leveza: telhas plásticas, metálicas e de fibrocimento têm menor peso por m², o que permite fazer uma estrutura menos robusta e mais barata.
  • Rapidez: as peças de fibrocimento, plástico e metal agilizam a instalação, pois são grandes. No caso das metálicas, elas podem ser dimensionadas de acordo com o projeto.
  • Conforto térmico: a cerâmica é o material mais adequado ao nosso clima. Se preferir o concreto, lembre-se de que os tons escuros retêm o calor e,por isso, são indicados para as regiões frias. No caso do metal, é preciso recheio de poliuretano, lã de rocha ou lã de vidro para barrar a entrada de calor no verão e a saída dele no inverno.

tipos-telhas

3. Que características devem ser observadas na hora da compra?
O verso das telhas deve marcar o número da galga média – distância entre as ripas do telhado – e o rendimento útil, que indica quantas peças cobrem o metro quadrado. “Isso permite a comparação de preços e a identificação da quantidade certa para a obra“, explica Antônio Carlos Pereira, do Sindicato da Indústria da Cerâmica para a Construção do Estado de São Paulo (Sindicercon).
4. Como saber se uma telha é de qualidade?
O único material que possui programa de qualidade é o cerâmico. A forma mais simples de assegurar a excelência da compra é escolher peças certificadas pelo Centro Cerâmico do Brasil (CCB), órgão creditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). “A certificação não é obrigatória nem significa que um produto com o nosso selo seja melhor. Mas assegura a qualidade de todo o processo produtivo das telhas“, explica a engenheira Maria Luiza Tomé, do CCB. Observe o selo estampado nos modelos aprovados.
5. Que problemas as telhas de má qualidade podem causar?
Os problemas mais comuns são vazamentos e transtornos durante a troca de uma peça. No caso dos tipos cerâmicos, isso se deve à falta de padronização dos tamanhos do produtos.
Porosidade alta é outro exemplo de problema recorrente que acomete tanto modelos de cerâmica quanto de concreto. Ao absorver muita água, o material quebra facilmente. “Principalmente quando uma pessoa anda no telhado para fazer manutenção“, explica Fúlvio Berçot Miranda, engenheiro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

Com informações do Casa Abril

Botão Whatsapp Foxlux