07 problemas invisíveis que você pode evitar na obra

, , | 0 Comentários

Obra é muito mais do que a gente consegue ver. Por baixo das paredes bem feitas e do piso novinho podem estar escondidos pepinos de tirar o sono. Confira alguns deles e fique atento para evitá-los:
1. Impermeabilização: pular esta etapa não significa economizar
Impermeabilize todas as partes da casa em contato com o solo ou com a água. Se na hora de construir você escolher um bom profissional para aplicar produtos adequados o gasto com impermeabilização vai ser próximo de 2% do valor da obra. Se for arrumar as infiltrações que surgirem depois de pronto a impermeabilização pode chegar até a 15% do custo total da obra. Além do mais, você vai ter que quebrar, descascar e tratar.
obra-impermeabilização
2. Estrutura: uma questão de segurança
Estrutura é coisa séria, deve ser bem dimensionada e executada por bons profissionais. Se os pilares e vigas forem insuficientes, sua casa pode até desabar. Também não é seguro sair quebrando paredes sem ter certeza se ela é um elemento que dá estrutura e suporte para a casa.
obra-estrutura
3. Contrapiso e base da parede: porque você não quer refazer tudo e perder seu revestimento novinho
Seja qual for o acabamento de piso ou parede que você escolher, ele deve estar sobre uma base muito firme, se não ele vai soltar, trincar, e você vai gastar mais dinheiro. No chão, essa base se chama contrapiso e, na parede, a base é feita pela dupla chapisco + reboco. Ela fica coberta pelo piso, pelo azulejo ou pintura. Preste atenção na qualidade da base – que deve estar firme, coesa e áspera – antes de instalar tudo.
4. Hidráulica: vazamento é um problemão
Tenha em mãos o projeto de hidráulica que define o local que ficará cada cano com altura, diâmetro, material e, às vezes, até especificação de marca dos tubos e conexões. Siga o projeto ou anote o caminho da tubulação.
Compre material de qualidade e use conexões nas mudanças de direção, procurando usá-las o mínimo possível, já que diminuem a pressão da água e podem criar pontos que acumulam água e ar, causando vazamento.
E não se esqueça: teste as instalações antes de fechar o piso e a parede e ficar tudo invisível.
5. Elétrica: cuidado para não botar fogo na casa
Atenção ao dimensionamento das instalações elétricas. Se forem mal dimensionadas e mal feitas, podem causar incêndios e choques graves. Garanta que a caixa de distribuição de energia tenha disjuntores específicos para tomadas de uso comum, para lâmpadas e, principalmente, para o chuveiro. Não aceite gambiarras nem permita improvisos.
obra-elétrica
6. Esgoto: mau cheiro na casa ninguém merece
Não deixe que o instalador esqueça alguns componentes essenciais para a qualidade da instalação de esgoto. Exija caixas de inspeção, caixa de gordura, ralos sifonados e tubo de ventilação. Nas caixas de inspeção são ligados os canos de esgoto de toda a casa. Ela facilita a manutenção e evita quebra-quebra depois.
Na cozinha, a caixa de gordura ligada ao esgoto da pia impede que os tubos fiquem entupidos com a gordura. Nos banheiros, os ralos sifonados impedem que os gases mal cheirosos entrem no ambiente e o tubo de ventilação manda estes gases para longe de sua casa!
7. Água de chuva: é importante conduzir para o lugar certo e não misturar com o esgoto
Fique atento. Água de chuva e esgoto devem ter caminhos separados. Direcione a água que escorre pelo telhado para as sarjetas para que ela vá para a galeria de água pluvial. O esgoto tem uma tubulação separada, que segue para a estação de tratamento de esgoto.

Com informações da Revista ZAP

Botão Whatsapp Foxlux