10 cuidados essenciais no uso de alicates

, , , | 0 Comentários

A origem da palavra alicate é árabe (al likkát ou al-liqât), e significa “tenaz”. O seu funcionamento se dá basicamente através da força da mão, que aplicada aos cabos transfere este torque à cabeça, conferindo-lhe qualidades de uma pinça extremamente forte. Em geral, são muito úteis para segurar, apertar, torcer e cortar. Exceto pelo modelo mais utilizado (Universal), o design da extremidade varia para ser adaptado à tarefas específicas, como se fosse uma mão, ou um prolongamento ela.
CURIOSIDADE | As partes de um alicate:
partes-alicate
Alguns cuidados são essenciais e indispensáveis no uso, manuseio e para a manutenção dessas ferramentas:

  1. Sempre utilize óculos de segurança para proteger os olhos, assim como os demais itens de segurança, de acordo com o trabalho a ser executado.
  2. Sempre observe as indicações de uso de cada tipo de alicate. Nunca utilize um alicate para cortar arames endurecidos, exceto pelos que são projetados para este fim.
  3. Nunca utilize o alicate como martelo. Ele pode trincar ou até mesmo quebrar.
  4. Nunca exponha os alicates ao calor excessivo, pois ele pode alterar o tratamento térmico aplicado no corte e reduzir o desempenho da ferramenta.
  5. Sempre posicione o corte do alicate perpendicularmente ao eixo do arame para uma operação mais rápida e segura.
  6. Para alicates isolados, sempre inspecione a integridade da isolação elétrica. Se aparecerem trincas na isolação, suspenda o uso imediatamente.
  7. Nunca aumente o comprimento dos cabos dos alicates. Isso amplifica a força exercida sobre a cabeça da ferramenta podendo quebrá-la.
  8. Nunca utilize o alicate em porcas e parafusos. Uma chave de aperto faz o trabalho melhor e reduz o risco de danificar as arestas das mesmas.
  9. Lubrifique ocasionalmente a articulação da sua ferramenta. Isso aumenta a vida útil do produto e melhora sua utilização.
  10. Sempre armazene os seus alicates e demais ferramentas em local limpo e seco.

Com informações do Bricomania

Botão Whatsapp Foxlux