10 dicas rápidas para evitar acidentes nas instalações elétricas

, , | 0 Comentários

Com a eletricidade não se brinca! O seu mau uso pode resultar em choques, curtos-circuitos e outros acidentes, sendo que a maioria ocorre por falta de conhecimento ou desatenção de quem está utilizando a energia elétrica ou trabalhando próximo à rede de eletricidade.
Se observadas algumas regras mínimas de segurança, entretanto, as instalações elétricas não oferecem riscos para a população:
1) Não ligue mais de um aparelho elétrico na mesma tomada. Se a corrente elétrica estiver acima do que a fiação suporta, poderá ocorrer um superaquecimento dos fios, o que pode resultar em um incêndio.
2) Não utilize fios elétricos descascados ou estragados. Quando encostam um no outro, eles provocam curtos-circuitos e faíscas, que podem também ocasionar um incêndio.
3) Faça revisões periódicas nos fios dos aparelhos elétricos e na instalação elétrica da sua casa.
4) Se algum aparelho elétrico ou tomada apresentar defeito, não pense duas vezes antes de chamar um profissional. Jamais faça ligações provisórias.
5) Assegure-se de que toda a fiação esteja sempre embutida em conduítes.
6) Os quadros de distribuição devem ter disjuntores. Se os dispositivos de proteção ainda forem do tipo chave-faca, com fusíveis cartucho ou rolha, substitua-os.
7) Toda instalação elétrica tem de estar de acordo com a NBR-5410 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
8) Antes de efetuar testes elétricos ou abertura de equipamentos elétricos para manutenção, verifique que a umidade relativa do ar esteja inferior a 70%.
9) Evite adaptações ou alterações das características originais dos equipamentos elétricos.
10) Ao trocar lâmpadas segure na parte isolada e nunca na parte metálica.

Com informações do FazFacil

Botão Whatsapp Foxlux