6 dicas de iluminação para áreas externas

, , | 0 Comentários

A iluminação não só embeleza a casa, como também ajuda na orientação espacial e aumenta a segurança do imóvel. A seguir você confere dicas que úteis para valorizar e otimizar as áreas externas da sua casa.
Crie um clima de acolhimento e segurança
As áreas externas normalmente são dedicadas a momentos de convívio e diversão, tanto de dia quanto à noite. Moradores e visitantes de todas as idades ocupam quintais, jardins, espaços gourmet, varandas e a área da piscina sempre em ocasiões muito especiais. Por essas e outras, o projeto luminotécnico deve, ao mesmo tempo, promover a sensação de acolhimento e segurança. Nesse sentido, a iluminação cênica é bem-vinda em termos decorativos, mas você não pode se esquecer de que as luzes devem ser abundantes, de modo que a locomoção seja facilitada, sobretudo no período noturno.
Escolha aparelhos e acessórios especiais para áreas externas
Na hora de equipar sua área externa, dê preferência a aparelhos especialmente desenvolvidos com essa finalidade. É o caso das arandelas, tartarugas, tochas, dos refletores, postes, espetos para jardins, balizadores, pendentes de teto e projetores, dentre outros elementos que podem literalmente iluminar os ambientes externos da sua residência.
Dê destaque às plantas e aos adornos decorativos
Use a iluminação para dar destaque a pontos fortes da área externa, como as plantas e os adornos decorativos. Vale usar refletores ou balizadores para realçar esses elementos. Esse recurso também pode ser usado para sinalizar desníveis e degraus, a fim de evitar acidentes domésticos.
t
Leve o piso em consideração
Não escolha os acessórios da sua iluminação externa de maneira aleatória. Para isso, considere todos os elementos da área, especialmente o piso. Se o piso for claro ou de pedriscos, por exemplo, aposte em postes brancos. Caso o piso seja gramado, com pedras escuras ou decks amadeirados, o ideal é investir em postes pretos. Esse detalhe aparentemente simples vai fazer toda a diferença!
Cuidado com o excesso de cores
As áreas externas podem ter elementos coloridos, como flores de diferentes tonalidades, playground para as crianças ou bancos pintados. Só tome cuidado para não usar uma iluminação irreverente demais. A iluminação cênica pode ser branca, azul, verde, âmbar… Mas a mistura dessas cores pode criar um efeito natalino e deselegante.
PAR20Opte pelas lâmpadas certas
Para iluminações externas, prefira modelos de lâmpadas que se adequem ao tamanho da área. Se o espaço for pequeno, por exemplo, invista na lâmpada PAR 20. Caso ele seja mais amplo, o mais indicado é optar pela PAR 38. Não é uma regra, mas esses modelos são os mais utilizados. No mais, escolha bons profissionais para executar o serviço e não se esqueça de comprar fiações com proteção reforçada!
Com informações do blog Casa Show

Botão Whatsapp Foxlux