As luzes do painel do seu carro e o que elas indicam

Este é um pequeno guia para lhe ajudar a identificar a infinidade de luzinhas que acendem e apagam no painel do carro. Vamos começar pelas mais básicas:

luzes_painel_carro_1

1. Temperatura alta – Potencial problema no sistema de arrefecimento. Uma mangueira do radiador pode estar furada. Cuidado! O aquecimento excessivo poderá danificar seu motor.

2. Luz de injeção – Ela acende para avisar que há algum problema com o sistema de injeção. É preciso investigar, pois seu carro provavelmente está consumindo mais combustível do que deveria e emitindo mais fumaça.

3. Luz da pressão do óleo – Indica que a pressão do óleo caiu. Há pouco óleo no motor ou a bomba de óleo quebrou. Pare o carro e chame o socorro.

4. Faróis acesos – Nada além!

5. Portas abertas – Uma das portas do carro não foi fechada corretamente e poderá abrir em movimento.

7. Luzes do pisca – Estão ligadas? Faça a conversão (para o lado certo) ou desligue-as!

8. Farol de neblina – Em alguns casos, ligar os faróis de neblina também significa ligar uma lâmpada vermelha na traseira do carro que tende a perturbar bastante os outros motoristas caso não haja neblina. Procure usá-lo corretamente.

9. Luz de aviso do freio – O freio de mão está puxado ou há problemas com o seu sistema de freios.

10. Luz de aviso da bateria – Se ela acender enquanto você está rodando, a bateria não está recebendo carga. Toda a parte elétrica pode ser comprometida e a bateria poderá descarregar rapidamente. Visite uma auto-elétrica o quanto antes.

11. Pisca alerta - Use somente com o carro parado. Ligar o pisca alerta com o carro em movimento (como em dias de neblina ou de chuva, por exemplo), é um perigo muito grande, pois os outros motoristas podem pensar que você está parado e provocar um acidente.

luzes_painel_carro_2

12. Luz do ABS –  O ABS é o sistema que impede que as rodas do carro travem em uma freada mais forte, com o chão molhado, por exemplo. Isso evita que o seu carro escorregue e você corra o risco de perder o controle. Quando você liga o carro a luz acende e logo apaga para fazer uma checagem. Se ela insistir em ficar acesa, o sistema precisa ser checado.

13. Luz de falta de combustível - Alguns carros flex também tem uma parecida que indica a falta de gasolina no reservatório de partida a frio. Sem essa gasolina, o carro fica muito difícil de pegar logo cedo.

14. Luz de aviso padrão – Essa é a luz do “algo errado”. É aviso genérico que pede uma visita à oficina.

15. Luz de problemas no módulo eletrônico - Alguns carros automáticos possuem apenas um módulo para gerenciar tanto a transmissão automática quanto a injeção eletrônica e demais funções do veículo.

16. Lampadas queimadas – Alguns carros possuem este recurso que avisa se alguma lâmpada queimou.

17. Luz de problema no circuito elétrico – Esse aviso indica que há algum problema elétrico. Visite a auto-elétrica.

18. Aviso do cinto de segurança aberto- Aperte o cinto!

19. Air bag com problemas - Quando essa luz não apaga, é provável que o air bag não vá funcionar em caso de colisão.

20. Air bag lateral com problemas – O mesmo que acima, para airbag lateral, presente em alguns carros.

21. Baixa pressão nos pneus – Alguns carros possuem esse recurso, que indica um pneu murcho. Procure manter os pneus do seu carro sempre calibrados. Pneus vazios tendem a desgastar irregularmente, fazem o carro gastar mais combustível e podem provocar acidentes.

luzes_painel_carro_3

22. Desembaçador de parabrisas - Indica que o desembaçador está ligado.

23. Desembaçador traseiro – Essa luz acende para avisar que o desembaçador do vidro de trás está ligado.

24. Luz overdrive desligado - Overdrive é a marcha mais longa de um câmbio automático. Algumas transmissões possuem um botãozinho que permite que essa marcha nunca engate, para evitar excesso de mudança de marchas no trânsito da cidade, por exemplo. Na estrada é indicado ativar a função, pois o carro irá ganhar mais velocidade e gastar menos combustível.

25. Luz de aviso da cadeirinha do bebê – Alguns carros possuem essa função, que indica se a cadeirinha do bebê não estiver corretamente instalada.

26. Luz da tração integral – Essa luz indica que você ligou o 4×4 do seu carro. AWD quer dizer All Wheel Drive, tração em todas as rodas. Se você deixa o 4×4 ligado o tempo todo (a não ser que seu carro conte com tração integral computadorizada), suas manobras serão mais difíceis e o consumo de combustível vai parar nas alturas!

27. Luz do esguicho do parabrisa – indica que você está jogando água no parabrisas e os limpadores estão funcionando. É sempre bom manter o reservatório cheio.

28. Luz do fluido de freios - Uma luzinha rara, mas que indica que há problema com o fluido de freio.

29. Piloto Automático ativado – Indica que o sistema que mantém a velocidade constante, sem necessidade de pisar no acelerador, está ativado.

30. Luz das travas de segurança das portas traseiras – Se estiver aceso, indica que as portas traseiras não podem ser abertas pelo lado de dentro.

Adaptado de http://www.automatik.com.br

Tags Postado como Curiosidades, Dicas, Manutenção Veicular, Materiais Elétricos pelo

Compartilhe seu comentário

Nome Sua mensagem
Email Website * Nós sabemos que você tem algo a dizer.