Aterramentos: curiosidades e princípios

, , | 0 Comentários

aterramento-ilustração
Um aterramento inadequado é perigoso e aumenta o risco da ocorrência de falhas nos equipamentos. Sem um sistema de aterramento eficaz, existe risco de choque elétrico, além de risco de erros nos instrumentos, problemas de distorção harmônica, problemas relacionados ao fator de potência e uma série de outras possíveis complicações. Se as correntes de fuga não tiverem um caminho para descarga na terra através de um sistema de aterramento devidamente projetado e mantido, elas encontrarão outros caminhos não planejados, que podem incluir a passagem por uma pessoa.
Contudo, o bom aterramento não tem apenas a função de proporcionar segurança; ele também impede a ocorrência de danos à equipamentos e instalações industriais. Um bom sistema de aterramento aumenta o grau de confiabilidade do equipamento e reduz a probabilidade de danos devidos à raios ou correntes de fuga.

A importância de testar aterramentos
Ao longo do tempo, solos corrosivos com alto teor de umidade, alto teor de sal e altas temperaturas deterioram as hastes de aterramento e as conexões. Assim, embora o sistema de terra instalado inicialmente possa ter apresentado valores baixos de resistência de aterramento, a resistência pode aumentar se as hastes de aterramento se deteriorarem.
Testar os aterramentos regularmente é indispensável para a identificação e solução de problemas, a fim de evitar paradas do sistema. Quando ocorrem problemas elétricos intermitentes, o que pode ser muito frustrante, a causa pode se relacionar ao aterramento inadequado ou a má qualidade da energia.
Por isso, é enfaticamente recomendado que todos os aterramentos e ligações à terra sejam inspecionados pelo menos uma vez por ano, como parte rotineira do plano de manutenção prognóstica. Durante essas inspeções periódicas, se houver aumento de resistência acima de 20%, o técnico deve averiguar a origem do problema e tomar as medidas necessárias para corrigi-lo de modo a baixar a resistência, o que pode ser feito substituindo-se ou acrescentando-se hastes de aterramento no sistema.

Com informações da ABRAEL

Botão Whatsapp Foxlux