Como conectar temporizadores a motores elétricos

, , , , | 0 Comentários

Um Temporizador, Programador de Tempo ou Timer permite ou impede o fornecimento de energia para equipamentos elétricos com função semelhante ao ligar e desligar de um interruptor normal. Conectar um motor elétrico a um temporizador permite que ele ligue ou desligue no momento que você desejar. As programações variam de modelo para modelo dependendo de fatores como intervalo e potência do equipamento.
Ferramentas necessárias

Instruções

  1. Desligue o motor elétrico da tomada. Escolha um lugar conveniente no fio – entre o plugue e o motor elétrico – para posicionar seu temporizador. Corte o fio neste ponto.
  2. Abra a tampa do temporizador utilizando uma chave de fenda. Localize os terminais de conexão. Uma das seções de terminais é normalmente identificada como “entrada” e a outra geralmente como “saída”.
  3. Desencape aproximadamente 5 cm de revestimento plástico da extremidade do fio ligada ao motor elétrico. Localize os três fios coloridos. O fio verde – ou em dois tons de verde – é o terra. O fio cinza ou branco é o neutro. O terceiro fio pode ser preto, vermelho ou laranja. Este é o fio positivo.
  4. Retire cerca de 0,5 cm de plástico colorido da extremidade dos três fios. Isso expõe o fio de metal interno que se conecta aos terminais do temporizador.
  5. Afrouxe os três parafusos de fixação na seção “out” do temporizador. Use uma pequena chave de fenda. Insira o fio verde sob o parafuso do terminal “Gnd” ou “T”, e então aperte-o. Insira o fio neutro de cor cinza sob o parafuso do terminal “Neu” ou “Neg”, e aperte-o. Insira os fios restantes sob o parafuso do terminal “Pos” “Hot” ou “Live”, e aperte-o.
  6. Repita o procedimento para o fio ligado à tomada. Conecte os fios aos terminais da seção “in” no temporizador. Recoloque a tampa no temporizador, e depois aperte o parafuso.
  7. Insira o plugue na tomada. Programe o controle para ligar e desligar nos horários desejados.

Essas instruções são gerais e tendem a variar de produto para produto. Para Programadores de Tempo Foxlux, consulte os manuais por modelo no link a seguir:

Programador de Tempo Digital – 20 Programações
Programador de Tempo Analógico – Barramento
Programador de Tempo Analógico – Industrial
Programador de Tempo Analógico – Plugue Bivolt
Programador de Tempo Digital – Barramento
Programador de Tempo Digital – Industrial
Programador de Tempo Digital – Plugue

Com informações do eHow

Botão Whatsapp Foxlux