Como montar um kit de ferramentas para reparos básicos

, , , , | 0 Comentários

Apertar um parafuso, trocar um interruptor ou um chuveiro elétrico, substituir um plugue com defeito. Para realizar estes e outros reparos básicos e rápidos em casa é primordial ter em mãos alicates, chaves de fenda, martelo e fita isolante, entre outros itens.
Confira as dicas a seguir para montar um kit de ferramentas básico. Mas atenção: para reparos mais específicos, chame profissionais habilitados, especialmente quando os serviços envolverem as instalações elétricas.
Muito usada na construção civil, a trena é uma fita métrica, em geral metálica, indicada para medir comprimentos e alturas, entre outros tipos de dimensão. Em casa, por exemplo, a ferramenta é bastante útil quando se quer calcular e planejar novos móveis. Existem no mercado trenas de tamanhos variados, mas uma de cinco metros já é suficiente para auxiliar na execução de serviços domésticos básicos.
O martelo é um dos itens mais comuns em uma caixa de ferramentas. Para fixar e extrair pregos, este item possui um cabo de madeira ou de plástico com um arremate em T, geralmente, de ferro ou aço. É importante ter cuidado e atenção na hora de manuseá-lo, para não provocar qualquer acidente.
Usada para apertar ou soltar parafusos, a chave de fenda é comercializada em uma grande variedade de estilos, tamanhos e formas. Uma dica é adquirir um kit que inclua diferentes modelos ou então comprá-las individualmente. Nesse caso, providencie para que a sua caixa de ferramentas contenha o modelo com ponta chata, que se adequa a um tipo de parafuso bastante comum. Atenção! Nunca use a chave de fenda como martelo, punção (instrumento para furar) ou formão (ferramenta para abrir cavidades na madeira), porque a ferramenta não foi projetado para estas finalidades.
As Chaves Teste permitem fazer medições diretas ou indiretas de tensões neutro e fase, entre 12V e 220V. Não utilize o produto para apertar parafusos, o que pode prejudicar as suas funcionalidades.
Em relação aos alicates em uma caixa de ferramentas, o ideal é ter um conjunto básico: o chamado universal, o alicate de bico e o de corte. O alicate conhecido como universal atende a muitas necessidades porque com ele você pode cortar, torcer e dobrar fios, cabos elétricos e arames; ser auxiliado no posicionamento dos condutores e no apertar de porcas com parafusos. Um dica para a manutenção e bom manuseio da peça é lubrificar a articulação do alicate. De bico reto ou curvo, o modelo de ponta fina, é usado na manutenção elétrica em locais de difícil acesso. Com a ajuda do item, é possível segurar objetos, torcer e cortar fios e cabos. O de corte possui indicação específica para o corte de fios e cabos durante reparos elétricos em casa, mas pode servir também como descascador de fios.
A chave inglesa permite girar qualquer tipo de parafuso ou porca, apertando-os ou soltando-os de maneira rápida. Tal manobra é possível porque a ferramenta possui ajuste da distância entre as mandíbulas. O item é utilizado em reparos que precisam de constantes ajustes na medida do bocal de aperto. Atenção! Nunca utilize a ferramenta como martelo, tal procedimento pode trincá-la ou, até mesmo, quebrá-la.
O estilete é usado para cortar papel, plástico e outros materiais. É importante ter cuidado e atenção na hora de manuseá-lo para não provocar qualquer acidente: sempre o segure pelo apoio plástico e assim que terminar de utilizá-lo, recolha a lâmina.
Feita de materiais que não conduzem a eletricidade, a fita isolante tem grande utilidade nos mais variados tipos de isolamentos e proteções elétricas com o objetivo de se evitar choques e curto-circuitos. Dica: para uma melhor aderência, certifique-se que as superfícies a serem isoladas estejam limpas.

O portfólio de produtos da Foxlux conta com um Kit de Ferramentas que inclui uma caixa plástica de ferramentas, trena, martelo, fita isolante, chave teste, chave philips, chave de fenda e alicate universal. É ideal para quem gosta de fazer pequenos consertos e para dar de presente.

Fonte: UOL

Botão Whatsapp Foxlux