Como testar fusíveis com um multímetro

, , , | 0 Comentários

Em eletrônica e em engenharia elétrica os fusíveis são dispositivos de proteção contra sobrecorrente em circuitos. Consistem de um filamento ou lâmina de um metal ou liga metálica de baixo ponto de fusão que se intercala em um ponto determinado de uma instalação elétrica para que se funda, por efeito Joule, quando a intensidade de corrente elétrica superar, devido a um curto-circuito ou sobrecarga, um determinado valor que poderia danificar a integridade dos condutores com o risco de incêndio ou destruição de outros elementos do circuito.
TESTANDO FUSÍVEIS

  1. Antes de iniciar a medição, ligue o multímetro e ajuste-o na configuração adequada. Gire o seletor até a marca de ? (ohms) para medir resistência elétrica, junte as ponteiras positivas e negativas e observe o visor. O resultado dessa medida deve ser parecido com o que você observará ao testar o fusível.
  2. Coloque uma ponteira em cada extremidade do fusível e observe o visor do multímetro. Por ser somente um filamento sem nenhuma parte complexa, não importa de qual lado as ponteiras positiva e negativa estão.
  3. Se o multímetro estiver em ohms, a leitura deve ser aproximadamente a mesma obtida ao encostar as duas ponteiras. Se o fusível estiver queimado, não haverá leitura alguma.
  4. Se o multímetro estiver ajustado para medir corrente elétrica, você notará um sinal sonoro contínuo enquanto mantiver as ponteiras nas extremidades do componente. Isso significa que o circuito está fechado e o fusível está funcionando. Caso contrário, ele está danificado.

IMPORTANTE

  • Com relação aos fusíveis automotivos, a maioria dos carros utiliza um tipo colorido de invólucro. Ao olhar a parte superior do componente, sem removê-lo do local, é possível observar o filamento intacto (funcionando) ou rompido (queimado).
  • As instalações residenciais atualmente não devem ser protegidas somente por fusíveis. Disjuntores e dispositivos de proteção modernos são muito mais seguros e não têm fusíveis em sua composição. Por isso, considere atualizar instalações antigas para atingir os padrões de segurança atuais.

Fonte: wikiHow

Botão Whatsapp Foxlux