Aprenda a construir um lago de lona

, , | 0 Comentários

lago-de-lona
Os lagos de lona possuem como grandes vantagens o fato de serem fáceis de instalar e permitirem grande liberdade de formato. Assim como um lago de alvenaria escavado, o lago de lona deverá possuir uma borda com cerca de 5 a 10 cm acima do solo para evitar a entrada de água da chuva carregada de impurezas diversas provenientes da lixiviação do solo.
Após escavado o local, devidamente socado o solo e feita a limpeza, retirando pequenas pedras, galhos, raízes, etc, deve-se forrar o fundo e as laterais com cobertores velhos ou carpetes velhos ou ainda com bastante jornal molhado, visando a evitar sua perfuração por pedras, galhos ou outro material qualquer que tenha permanecido. A forração do fundo pode ser substituída por uma camada de areia limpa e peneirada para garantir o assentamento da lona.
lago-de-lona-foxluxA espessura das lonas costuma variar entre 0,5mm a 2,0mm. Quando escolhidas as mais grossas, é importante aplicá-las em dias quentes para que fiquem mais maleáveis para o correto assentamento. Caso a sua lona não tenha a espessura desejada, é aconselhável usar uma segunda lona logo abaixo. Observe que a primeira deve ser resistente à radiação solar.
Para o devido assentamento da lona, coloque pedras nos cantos do fundo. Quando houver degraus ou variações de nível, também deverão ser colocadas pedras nesses locais para que a lona não saia do lugar quando for preenchida com água.
Assim como o lago de alvenaria precisa ter tubulações que permitam o encaminhamento da água para o filtro e uma saída para descarte de água, o lago de lona tem a mesma necessidade. Deve-se, no entanto, evitar fazer os drenos perfurando a lona. É preferível fazê-los com mangueiras pelo lado de dentro e usar as pedras para camuflagem.
Opcionalmente, para esconder as laterais do lago, inclusive quando a lona é colorida, pode-se empilhar pedras nas laterais e colocar uma camada de areia no fundo.
As pedras maiores precisam ser assentadas primeiro. Deve-se ter o devido cuidado deixando livre a passagem das mangueiras para o filtro, sem estrangulá-las.
Após terminado e sem a necessidade de se usar cimento, cola ou qualquer adesivo, o lago se mostrará bastante natural. Além da rapidez de construção, os lagos de lona têm o período de maturação da água muito mais acelerado dos que os de alvenaria.

Com informações e imagens do jardineiro.net

Botão Whatsapp Foxlux