Decoração: a personalidade do estilo industrial

, , , | 0 Comentários

Inspirada nos galpões, galerias, fábricas e prédios antigos, a decoração no estilo industrial tem ganhado força nos projetos modernos. A tendência, que foi sucesso na década de 50, volta com tudo e está mais marcante e original do que nunca. Cores, texturas e elementos de antigas fábricas são os protagonistas de ambientes modernos e cheios de personalidade.
Conheça algumas das características mais marcantes do estilo:
IMPERFEIÇÃO PROPOSITAL
A decoração industrial não é bem acabada, muito menos previsível. Há uma imperfeição proposital que deixa tudo charmoso e harmonioso. É comum que sejam usados elementos rústicos, como mesas de madeira inacabadas e sem nenhum toque refinado. Cadeiras de ferro e vigas aparentes complementam bem esse tipo de proposta, mantendo a pegada industrial despojada e despretensiosa.
SEM QUEBRADEIRA
Durante um longo período, arquitetos e decoradores apostavam nos fios embutidos para evitar um aspecto de desleixo nos cômodos. Com o estilo industrial, a ordem é mostrá-los: encanamento e detalhes da parte elétrica aparentes podem ficar super charmosos se pintados com cores vibrantes. A ideia de mostrar, além de moderna, é mais barata do que esconder: sem quebradeira e dor de cabeça.
A BELEZA DO INACABADO
Cimento queimado e concreto são opções certeiras para modernizar o ambiente. Tanto no piso como na parede, os elementos ampliam o espaço e dão uma cara cool a qualquer cômodo. O concreto cria um efeito ainda mais interessante se tiver uma textura manchada ou inacabada.
MEMÓRIA AFETIVA
Nas decorações industriais modernas vale a pena trabalhar as memórias afetivas para não deixar o ambiente muito frio. Você pode, por exemplo, incluir uma peça do tempo da vovó e usar acessórios com design vintage. O efeito é muito bacana.

Para decorar no estilo industrial …

  • Use e abuse de objetos úteis e funcionais. A decoração industrial deve ser, acima de tudo, uma decoração prática.
  • Cúpulas e luminárias suspensas compõem bem esse estilo.
  • No estilo industrial, os fios não precisam ser embutidos. Eles podem ficar à mostra.
  • O concreto na parede ou no piso é um material bem adequado para a proposta de decoração industrial.
  • Lembre-se que nesse estilo decorativo o inacabado é belo, portanto nada de ficar rebuscando e enfeitando demais. A ideia estética aqui é outra!

Com informações do Tend Tudo e do GNT

Botão Whatsapp Foxlux