Dicas de manutenção básica para bicicletas

, , , | 0 Comentários

Bicicletas são uma verdadeira paixão entre crianças e adultos de todo o mundo! Além disso, estão sendo cada vez mais usadas em grandes cidades como forma de escapar do trânsito caótico, de se exercitar e de levar uma vida mais saudável.
dicas-manutenção-básica-bicicletas
Mas e se em algum passeio ou em um trajeto qualquer ela quebrar? Como consertar? Confira algumas dicas práticas para manter a sua bike sempre em dia:
Você vai precisar de

  • Ferramentas
  • Graxa ou óleos lubrificantes
  • Peças de reposição
  • Ambiente adequado para manutenção

Ferramentas necessárias para reparo
Chaves de fenda de todos os tamanhos, alicates de bico, universal e de pressão, chaves Allen de todas as medidas, chaves fixas, martelo e bomba pneumática para encher os pneus. Essas são algumas das ferramentas básicas necessárias para se executar uma boa manutenção em sua bicicleta. Lembrando que é fundamental sempre limpar as ferramentas após o uso.
Graxas ou óleos lubrificantes
São muito importantes para a conservação dos principais elementos de transmissão de movimento da bicicleta, tais quais a corrente, a engrenagem e o pinhão. Um sistema de transmissão bem lubrificado é garantia de conservação e de aumento da vida útil da sua bicicleta!
Peças de reposição
As peças de reposição podem ser encontradas em qualquer bicicletaria e é sempre bom ter alguns itens essenciais, como emendas de corrente, lonas de freio e cabos de aço de reserva, já que também são os itens mais comuns de manutenção.
Ambiente adequado para manutenção
Não é muito adequado consertar uma bicicleta dentro de casa. Um cômodo abandonado, um espaço no quintal ou qualquer outro lugar onde se possa ter liberdade para organizar as ferramentas no chão e as peças que serão trocadas ou reparadas pode ser útil. Montar uma pequena oficina com bancadas com morsas e um esmeril, por exemplo, garante um conserto adequado em menos tempo.
Se você  tiver dificuldades com qualquer tipo de manutenção, é mais adequado procurar ajuda de um profissional especializado, ou ainda, procurar se especializar. Cursos de mecânica são uma boa pedida para quem quer se aprofundar no assunto.

Com informações do #comofas

Botão Whatsapp Foxlux