7 dicas para entender melhor as instalações elétricas

| 0 Comentários

As perguntas a seguir envolvem conceitos básicos relacionados às instalações elétricas. Confira e analise com a gente … você sabia?
1) Que a dupla que protege a sua casa de curtos circuitos é o condutor e o disjuntor?
Um condutor elétrico é considerado um material que faz com que as partículas eletrizadas se movimentem facilmente. Um exemplo de um bom condutor elétrico são os metais, pois eles são compostos por uma camada externa de átomos, denominados elétrons livres. A ligação desses elétrons livres com o núcleo atômico é insignificante, facilitando assim a passagem de um átomo para o outro, criando assim uma nuvem eletrônica na parte interior do metal.
Já o disjuntor é um dispositivo eletromecânico que protege determinada instalação elétrica contra possíveis danos relacionados a sobrecargas elétricas e curto-circuito. Basicamente, o disjuntor monitora e controla a corrente elétrica, interrompendo imediatamente sua circulação em caso de picos que ultrapassem o considerado adequado.
2) Que o dispositivo que detecta fugas de corrente é o DR?
O D significa Diferencial e o R significa Residual.
Este dispositivo detecta fugas de corrente na instalação, quando ocorre vazamento de energia dos condutores desarmando o disjuntor, onde está ocorrendo o problema.
O dispositivo DR (Diferencial Residual) protege as pessoas e os animais contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto (causado por fuga de corrente).
3) Que um choque de 110 Volts pode levar a óbito?
instalações-elétricas-você-sabia-1Umas das crenças mais populares em nosso país é que um choque de 110 V não tem perigo e que o perigoso é o choque 220 V.
Achar que um choquinho de 110 Volts não mata é algo muito perigoso, pois na realidade valores acima de 50 Volts em áreas secas são perigosos.
Ambos são um perigo para os usuários e essa condição deve ser eliminada de imediato. Se você tem na sua casa algum equipamento que esteja dando um choquinho, desligue-o imediatamente e providencie o conserto urgentemente.
Verifique também as instalações elétricas, pois elas não deveriam permitir que um equipamento com defeito continuasse energizado.
4) Que a alteração conhecida como surto de tensão, em curto espaço de tempo, pode danificar seus aparelhos eletrônicos?
A descarga ou o raio como conhecemos, pode causar este surto, mesmo tendo ocorrido longe da sua instalação, pois, ele pode vir pela rede da sua distribuidora de energia elétrica.
Para se proteger você deve comprar um dispositivo no mercado chamado DPS – Dispositivo de Proteção contra Surtos de Tensão – que desvia esse surto para a terra não permitindo que ele chegue até a sua instalação e, consequentemente, aos seus equipamentos, preservando-os. A instalação desse dispositivo requer um conhecimento mais aprofundado de instalações elétricas, e só deve ser realizado por um profissional qualificado.
instalações-elétricas-você-sabia-5) Que o fio terra geralmente é aquele de cor verde e amarela?
Ele tem uma função muito importante na sua instalação elétrica. O fio terra seria o cinto de segurança que ajuda na segurança do motorista e dos passageiros.
Uma instalação elétrica deve ter sempre o fio terra instalado em todas as tomadas ou pontos de alimentação elétrica, como preconiza a norma NBR 5410, norma que rege as instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, as instalações residenciais, prediais, comerciais e até industriais.
Para que ele funcione, precisa de um sistema de aterramento adequado e corretamente instalado. Portanto, ao verificar sua instalação elétrica, contrate um profissional qualificado e realize um projeto elétrico com a indicação do correto sistema de aterramento para sua edificação.
6) Que as instalações elétricas também têm prazo de validade?
A vida útil de um condutor é estimada em até 30 anos, se utilizado dentro dos parâmetros. Porém, esse componente sofre uma redução drástica de vida útil quando a sua utilização é submetida a situações de limite.
As instalações elétricas são compostas de dispositivos, que se desgastam ao longo da sua instalação e que ao chegar ao final da sua vida útil, devem passar por uma manutenção e substituição.
Para aumentar a vida útil da sua instalação elétrica faça no mínimo uma revisão a cada cinco anos.
7) Que o dimensionamento correto de um condutor deve ser realizado em todas as instalações elétricas?
Esse dimensionamento é feito em todas as instalações elétricas, pois nele é realizado um estudo de todos os parâmetros necessários, para que a seção (ou bitola como é conhecida) seja adequada para a condição e não coloque em risco a instalação elétrica e a vida dos usuários.
Condutores bem dimensionados são garantia de segurança e colaboram com a economia de energia.

Fonte

Botão Whatsapp Foxlux