Dicas para organizar um painel de ferramentas

, , , | 0 Comentários

painel-ferramentas-2Quem gosta de fazer consertos ou até mesmo algumas peças de marcenaria em casa normalmente tem muitas ferramentas. Mas nem sempre é fácil mantê-las organizadas de modo que seja fácil encontrar o que se precisa na hora certa.
Para a designer de interiores Adriana Scartaris, uma solução barata e clássica é criar um painel com placas de MDF, facilmente encontrada e que você pode pedir para cortar na medida que precisar, já revestida com melamina, uma superfície lisa e fácil de limpar com vários padrões disponíveis de cor e desenho.
Coloque sobre a mesa e disponha as ferramentas sobre o painel separadas por tipo e uso e faça uma marcação sobre cada uma. A maneira mais tradicional e prática é redesenhar o contorno de cada uma, assim saberá o lugar certo para colocar depois de usadas. Você pode desenhar com caneta permanente. Para pendurar escolha dentre os vários tipos de gancho disponíveis atualmente no mercado”, explica a designer.“Existem placas de MDF com furos para fixar prateleiras e ganchos de metal e estas são excelentes para esse caso. Eu sugiro que sejam painéis pesados e que estejam sempre visíveis”, recomenda.
painel-ferramentas-4
Outra solução barata e mais rápida de montar é usar chapas perfuradas em material derivado de madeira aglomerada. Mais uma vez, você pode fixar as ferramentas ao painel usando ganchos. Para uma solução mais sofisticada, use chapas perfuradas de inox.
Se você dispuser de espaço, também pode usar recursos de marcenaria para ter um armário com cerca de 12 cm de profundidade e portas. Além de super organizadas as suas ferramentas mais delicadas estarão mais protegidas.
Para quem precisa de mobilidade, a opção abaixo é uma ideia super funcional!
painel-ferramentas-3
Quanto às peças pequenas, como porcas, ruelas, pregos, parafusos e buchas, você pode usar caixas plásticas transparentes para evitar que se espalhem. Elas podem conter divisórias para que as peças de diferentes tamanhos sejam separadas.painel-ferramentas-1
Potes de vidro, como de maionese e palmito, também são excelentes utensílios para organizar estas miudezas e você ainda contribui com o meio ambiente fazendo uma reciclagem bem útil.

Com informações da Revista ZAP

Botão Whatsapp Foxlux