Compra Premiada Grupo Foxlux

Um passa fio é um material elétrico formado por um fio chato preso a um suporte, e é utilizado para passar fios por pequenos espaços, como uma cavidade de parede ou conduíte. O passa fio vem enrolado e pode ter até 76 m de comprimento. Ele tem um pequeno gancho na ponta que é utilizado para prender o fio de cobre, sendo que o conjunto inteiro é puxado através do orifício.

65.01_2

LIMPEZA
O passa fio deve ser mantido limpo e livre de sujeiras e óleos. Ao retirá-lo do carretel, ele pode ser limpo com um pano para que seja mais fácil puxar os fios. Faça uma inspeção no passa fio eprocure por torções, curvas ou rachaduras. Elas podem criar atrito dentro do conduíte, o que pode dificultar a passagem dos fios. Pequenas rachaduras ou rompimentos no passa fio são um sinal de que ele precisa ser substituído. O uso de um passa fio nessas condições pode dificultar o trabalho, pois a fita pode quebrar dentro do conduíte, fazendo com que você tenha que remover os pedaços quebrados e passá-lo novamente.

LUBRIFICAÇÃO
Uma passagem de fio muito longa em canos novos ou usados deve ser realizada com algum tipo de lubrificante. Ele não deve ser feito a base de petróleo, como óleo ou graxa, pois pode danificar o isolamento do fio mais tarde. Utilize apenas os lubrificantes que são aprovados para o trabalho, ou um detergente suave. Coloque o lubrificante na ponta do passa fio antes de utilizá-lo no cano, o que fará com que algumas curvas de 90º sejam lubrificadas antes de passar o fio.

TÉCNICAS
Remova pelo menos 7 cm da isolação de todos os fios que vão ser puxados. Insira suas pontas expostas, uma por vez, pelo gancho do passa fio. Alterne de cada lado do gancho de modo que metade dos fios passem por um lado e a outra metade pelo outro. Isso proporcionará uma distribuição mais homogênea da pressão para os fios conforme eles vão sendo puxados. Dobre os fios de cobre em direção onde a isolação se encontra com o gancho, deixando a “cabeça” dos fios o menor possível. Enrole a cabeça do fio e o gancho do passa fio com uma volta de fita isolante. Coloque lubrificante o suficiente na cabeça do fio, sendo que em passagens longas, o conjunto inteiro dos fios deve ser lubrificado.

RESERVA
Tenha sempre dois passa fios para que no caso de o primeiro deles não conseguir atravessar o comprimento total do cano, o segundo possa ser utilizado para continuar a passagem do fio. Insira o segundo passa fio através da outra extremidade do cano e, se for preciso, gire-o para tentar agarrar o primeiro passa fio. Nesse caso, utilize o equipamento mais velho para ser utilizado como o segundo passa fio, pois ao girá-lo ele poderá sofrer pequenas torções.

Com informações do eHow