5 erros que desvalorizam um imóvel

, , | 0 Comentários

manutenção-preventiva-casaNa hora de construir ou reformar é sempre importante pensar no futuro: mesmo pequenos detalhes, que aparentemente vão melhorar o ambiente, podem acabar impactando o valor de um imóvel na hora da venda. Da mesma maneira, a falta de manutenção e o descuido com cuidados essenciais à toda casa, como é o caso da elétrica e hidráulica, podem ter um impacto negativo.
Confira 5 erros que podem comprometer o valor da sua casa ou apartamento:
1) Não fazer manutenção preventiva
Realizar manutenções periódicas no imóvel é fundamental para garantir o bom estado de conservação, segurança e, consequentemente, valorizar o patrimônio. Um erro grave dos proprietários é deixar de dar atenção para os componentes que não ficam aparentes, como é caso das instalações elétrica e hidráulica. Tal descuido pode ocasionar sobrecargas, curtos-circuitos e vazamentos que, por sua vez, tendem a causar danos ainda maiores. A recomendação é inspecionar esses sistemas pelo menos a cada dez anos.
2) Ignorar a importância da luz e da ventilação
Claridade, ventilação e a face do imóvel (direção para quais determinados cômodos ou a fachada principal está voltada) são pontos frequentemente considerados por compradores antes de fechar um negócio imobiliário. A falta de ventilação e luz natural prejudica bastante a avaliação de uma casa ou apartamento. Além disso, viver em uma casa com iluminação e ventilação deficientes gera uma série de desconfortos (por exemplo, o térmico) e demandas, como a instalação de equipamentos de ar condicionado ou ventiladores e uso diurno de iluminação artificial, com o consequente aumento do gasto energético .
3) Acabamento ruim
Revestimentos, torneiras, janelas e portas valorizam o imóvel quando são de boa qualidade. Por outro lado, maçanetas e misturadores emperrados ou que não funcionam perfeitamente podem comprometer o valor de um imóvel.
4) Manutenção atrasada
A manutenção das esquadrias, portas, pisos e paredes é sempre importante. Eventuais manchas ocasionadas por vazamentos (além do problema em si) devem ser sanadas assim que identificadas. É fundamental, ainda, sempre manter a pintura e os rejuntes em bom estado.
5) Personalidade em excesso no acabamento
É recomendável pensar bastante antes de personalizar um imóvel em demasia. Azulejos e pisos, por exemplo, são itens muito observados, principalmente se você decidir vender a sua casa e o comprador não estiver disposto a gastar com uma reforma meramente estética. Assim, é bom sempre apostar em tons neutros e mais tradicionais. Prefira um acabamento de qualidade e neutro. A mesma recomendação vale para vidros, esquadrias, portas, louças e metais sanitários.

muita-cor-e-personalidade
Uma decoração personalizada, com cores muito vibrantes e características muito pessoais pode dificultar a venda de um imóvel.

Com informações do UOL

Botão Whatsapp Foxlux