Faça você mesmo: Mesa de Carretel

, , , , | 0 Comentários

Mesa de Carretel é um móvel que todo mundo curte e pelo menos uma vez  já teve vontade de fazer. Esses carreteis são bobinas de fio que você pode encontrar em lojas de material elétrico e, se tiver sorte, em alguma caçamba de lixo ou jogada por ai. Existem tamanhos diferentes, mas o resultado é sempre muito legal!
Dificilmente você vai encontrar uma peça impecável, então o primeiro passo é desmontar o danado para poder limpar, lixar e pintar a parte interna. Caso o seu desafio seja um pouco maior e o seu tesouro tiver furos, cubra com massa corrida para deixar a superfície mais lisinha. Manter alguns cortes e o carimbo original da madeira, entretanto, ajuda a preservar a identidade da peça  e dá até um certo charme.
Depois de bem lixado, é hora de pintar o carretel! A dica é usar um esmalte sintético para madeira e metal, pois a cobertura é ótima. Você precisa ter paciência porque demora um pouco pra secar, mas o resultado fica bacana porque dá um efeito laqueado e só uma mão já costuma ser suficiente – a tinta é bem grossa. Pinte um lado inteiro de uma vez e depois vire para pintar o outro. Para finalizar, basta parafusar quatro rodinhas (5cm) de silicone na parte de baixo e remontar todo o quebra-cabeça do carretel.

faça-você-mesmo-mesa-carretel
imagem: Blog Homens da Casa

ALGUMAS DICAS ÚTEIS:

Coloque uma borracha de dinheiro na boca da lata de tinta. Isso facilita na hora de usar o pincel e evita sujeira.
Depois de lixar qualquer peça, você deve limpar bem com um pano úmido para tirar todo o pó. Caso contrário, aparecerão bolhas na hora de fazer a pintura.
A tinta a base de solvente demora muito para secar – 2 dias cada lado. Se você não tem tanta paciência, use uma tinta a base de água, mas aí talvez seja necessário passar mais uma mão para garantir a cobertura.
Deixe secar bem antes de virar para pintar o outro lado. Mesmo depois da tinta estar aparentemente seca ao toque, é melhor deixar mais umas horinhas por precaução. Afinal, é uma tristeza esfolar a pintura! Depois para arrumar, só lixando e pintando novamente.
Se for desmontar o carretel, faça um teste para ver se consegue montar antes mesmo de iniciar a pintura e pegue os macetes. É meio chato de montar, pois além das madeiras terem que se encaixar no círculo, você precisa fazer com que os dois tampos batam exatamente no mesmo lugar por causa dos parafusos que vão de um extremo ao outro. Essa apertura central facilita pois você pode colocar a mão lá dentro para ajudar a posicionar.
Se você tem um carretel de madeira virgem, pode só lixar e passar betume líquido pra dar aquela cara de velhinho. Vai ficar um charme!

Adaptado do Homens da Casa

Botão Whatsapp Foxlux