Fusíveis ajudam a proteger o sistema elétrico dos carros

, , , | 0 Comentários

Você entra no carro e percebe que parte do sistema elétrico não está funcionando. Antes de chamar o mecânico, vale dar uma olhada nos fusíveis. Eles são baratos e podem ser trocados rapidamente pelo próprio motorista.
fusíveis-2A localização do quadro de fusíveis varia de acordo com a montadora. Pode estar no compartimento do motor, no painel ou abaixo dos joelhos, o local mais comum. Os fusíveis protegem dispositivos eletrônicos no carro. No caso de uma sobrecarga, ele irá explodir para que a corrente elétrica excedente não atinja o equipamento.
A parte mais complicada é identificar qual o queimado. O jeito mais prático é consultar o manual do proprietário. Lá está escrito, por exemplo, qual o responsável pelos faróis, pelo rádio, pela buzina. Embora mais complicada, outra opção é verificar um a um. Os queimados geralmente apresentam a lâmina interna rompida. É semelhante a quando queima uma lâmpada.
Ao identificar o queimado, basta retirá-lo com uma pinça que fica dentro da caixa e substitui-lo por outro com a mesma amperagem. Se possível, ande com alguns fusíveis de reserva para emergências. Afinal, ninguém quer ficar sem os faróis durante uma viagem noturna.
Caso um mesmo fusível queime mais de uma vez ou se vários queimarem ao mesmo tempo, pode haver uma pane no sistema elétrico, geralmente uma sobrecarga ou umidade nos componentes. Nessas situações é recomendado levar o carro a uma empresa especializada. Nos carros mais novos, porém, é cada vez mais difícil queimar fusíveis.

Fonte: Terra

Botão Whatsapp Foxlux