Iluminação e ventilação em cômodos sem janela

, , | 0 Comentários

É quase impossível imaginar um quarto ou qualquer outro cômodo sem uma janela. Mas, algumas construções que sofrem com a falta de uma estrutura apropriada acabam por utilizar esse tipo de solução em sua planta. Quando o espaço fechado é o quarto, o problema aumenta: como dormir em um lugar com problemas de iluminação e ventilação? Confira algumas dicas que podem ajudar a melhorar a luminosidade e o clima do ambiente.
iluminação-e-ventilação-sem-janela
Iluminação
A iluminação precisa ser distribuída adequadamente para o conforto e conveniência. E, em um quarto sem janela, o cuidado deve ser redobrado.
1. Use luz e cores vivas generosamente. As paredes, por exemplo, devem ser pintadas de branco ou com tons quentes, como amarelo, vermelho claro e laranja. Escolha tapetes ou pisos claros ou de cores brilhantes. Até mesmo grandes peças de móveis podem fazer a diferença na claridade do cômodo, então escolha modelos de cores quentes e padrões vibrantes para sofás e cadeiras.
2. Escolha alguns móveis escuros (mesinhas de canto, por exemplo) ou cabides de parede escuros para contrastar com as cores claras das superfícies. Use molduras escuras para paredes e tetos. Essas medidas destacam o brilho e as cores claras e dão uma sensação de sombra mais natural.
3. Prefira luzes fixas no teto e complemente com arandelas de parede, luminárias e lâmpadas de chão – a luz indireta vai iluminar o teto e ajudar a acabar com aquela atmosfera de caverna.
4. Se você tiver colunas desnecessárias, pilares ou paredes no quarto considere tirar tudo (consulte um engenheiro se não tiver certeza sobre o suporte de peso). Quanto mais você abrir o plano do chão, mais claro o espaço vai parecer.
6. Adicione algumas plantas. As plantas podem deixar o cômodo mais saudável removendo as toxinas e adicionando o oxigênio. Elas podem também deixar o quarto com o clima mais claro.
SELO LED7. Segundo a arquiteta Grasiela Firmino, do CasaPRO, a melhor opção para iluminação do local são as luzes de LED, uma vez que esse tipo de lâmpada proporciona a mesma sensação solar ao ambiente. A instalação pode ser feita na parede e no teto, com alturas de até 9 m.
Ventilação
iluminação-e-ventilação-sem-janela-1A ventilação é muito importante para a saúde e higiene do local pois, se não estiver adequada, pode resultar no acúmulo de poeira e de odores indesejáveis. Para evitar o problema, listamos soluções caseiras e dicas de obras abaixo:
1. Coloque um ventilador no teto ou no fundo do quarto para regenerar o ar. Ligue-o por pelo menos meia hora todos os dias.
2. Evite objetos que possam causar umidade, como madeira, papel e couro, pois esses objetos, dependendo da temperatura, criam bolores que provocam fungos e mofo.
3. A melhor opção para ventilar qualquer quarto é fazer uma reforma e colocar um exaustor ou criar ao menos duas janelas. Podem ser feitos dois buracos pequenos se o quarto sem janela tiver um cômodo adjacente. Este trabalho requer certos conhecimentos, de modo que você precisará consultar profissionais.
4. Você pode deixar esse quarto para atividades esporádicas, como passar roupa, ou usá-lo como dispensa, assim não terá que se preocupar tanto com a ventilação local.
5. Nem sempre o fato de ter uma janela vai permitir um ambiente mais agradável. O grande problema, às vezes, está relacionado ao sol da tarde, que acaba esquentando muito a parede e o telhado e, com isso, transferindo o calor para os ambientes internos, especialmente a partir do final da tarde e à noite.

Fonte: Casa Abril

Botão Whatsapp Foxlux