Impermeabilização: função e tipos

, , | 0 Comentários

impermeabilização-2
Impermeabilizar é o ato de isolar e proteger os materiais de uma edificação da passagem indesejável de líquidos e vapores, mantendo as condições de habitabilidade da construção. É uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra a ação de águas que podem vir da chuva, de lavagem, de banhos ou de outras origens. Como tudo na construção civil, a impermeabilização também deve ser planejada para reduzir custos e aumentar a eficiência.
A falta ou uso inadequado da impermeabilização compromete a durabilidade da edificação, causando prejuízos financeiros e danos à saúde. A água infiltrada nas superfícies e nas estruturas afeta o concreto, sua armadura, as alvenarias. O ambiente fica insalubre devido à umidade, fungos e mofo diminuindo a vida útil da edificação, sem falar no desgaste físico e emocional do proprietário ou usuário que sofre com a má qualidade de vida causada pelos problemas existentes no imóvel.
OS TIPOS DE IMPERMEABILIZAÇÃO
Pré-fabricados (manta asfáltica) – possuem espessuras definidas e controladas pelo processo industrial.
Moldado no local – pode ser aplicado à quente (asfaltos em bloco) ou a frio (emulsões e soluções).
Rígido – com argamassas poliméricas, conferem proteção mecânica à superfície impermeabilização.
A indicação do sistema a usar depende de cada tipo de estrutura sobre a qual se queira impermeabilizar.
A falta do planejamento e conseqüente serviço feito desordenadamente podem ocasionar, entre outros, os seguintes problemas:
• Re-trabalhos de instalações hidráulicas
• Mudança no dimensionamento final dos acabamentos
• Manutenções e reparos futuros na própria impermeabilização, diminuindo sua vida útil

Fonte: Construção e Reforma

Botão Whatsapp Foxlux