Os diferentes tipos de compensado de madeira

, , | 0 Comentários

Armário, cadeira, estante, cama, até parede e chão: o compensado realmente é um material que compensa.
Como ele pode ser feito de mais de um tipo de madeira e por diferentes processos de industrialização, é importante conhecer os mais comuns, e suas respectivas aplicações, antes de adotá-lo em seus projetos:
Compensado Laminado ou Moveleiro: chapa com cola à base de formol e uréia (MR) com lâminas sobrepostas em sentido alternado, em número ímpar, acabada com lixamento de ambas as faces. Muito usado para armários, prateleiras, repartições, embalagens e revestimentos.compensado
Compensado Sarrafeado: chapa com miolo formado por um tapete de sarrafos paralelos de madeira pinus, unidos no sentido longitudinal por fio de nylon com cola, sobre as quais se aplica em ambas as faces lâmina de madeiras tropicais. O material passa ainda por processo de lixamento. Ideal para portas, tapumes e divisórias.
Compensado Naval: chapa com cola à base de fenol e formol (WBP – 100% à prova da água) com lâminas sobrepostas em sentido alternado, em número ímpar, acabada com lixamento de ambas as faces. Bastante resistente para diversas funções.
Compensado Antiderrapante: composto de lâminas coladas com resina fenólica WBP e revestido com filme fenólico. Uma das faces recebe tratamento antiderrapante. Bordas seladas com tinta impermeabilizante que auxiliam na conservação do produto. Recomendado para palcos, passarelas e pisos em geral.

Adaptado do dcoracao.com

Botão Whatsapp Foxlux