Os instrumentos de medição e suas particularidades

, , , | 0 Comentários

O multímetro é um dos instrumentos mais importantes do eletricista, pois é com ele que o profissional confere a instalação, identifica problemas e principalmente garante sua segurança ao identificar os circuitos energizados. Entretanto, este instrumento de medição também tem suas particularidades como modelo, tipo, classificação e principalmente com relação à segurança.
Neste assunto de segurança é importante destacar alguns detalhes. O primeiro é com relação ao local que o equipamento será usado, pois se o lugar estiver energizado, os procedimentos de segurança prescritos pela NR-10 devem ser seguidos para que nenhum acidente ocorra. Isto significa inclusive em utilizar os equipamentos de segurança correto para cada atividade. O segundo vem com a escolha correta do instrumento para cada aplicação. A norma técnica internacional IEC 61010 indica quatro categorias de instrumentos e suas principais aplicações como podemos ver na tabela abaixo:
medição-1

30.03_diagonal

O Multímetro Digital Foxlux se enquadra na categoria CAT I 600V.

Os instrumentos com categoria 1 só podem ser utilizados para circuitos eletrônicos de baixa potência e com níveis de transientes limitados, enquanto os instrumentos de categoria 2 podem ser usados para circuitos monofásicos em baixa tensão, como tomadas com distância de menos de 10 metros da fonte. Seguindo na linha de categoria, as categorias 3 e 4 são para circuitos com maior potência, sendo que o de maior categoria podem ser usados em instalações de baixa tensão mas em subestações.

A segunda preocupação com relação aos instrumentos de medição é com relação a sua categoria de tensão, ou seja, a capacidade de medir um determinado valor de tensão, mas antes disto a proteção contra transientes que o instrumento garante segurança. As categorias e a suportabilidade quanto a transientes são:
Tensão: 600 v  e 1000 v
Suportabilidade a transientes: 2,5, 4 , 6 e 8 Kv.
Confira abaixo uma tabela que mostra a relação das categorias de tensão e suportabilidade:
medição-2

Fonte: Eletricista Consciente

Botão Whatsapp Foxlux