Quando e como usar lanternas e faróis corretamente

, , | 0 Comentários

Além de colocar o cinto de segurança, seguir a velocidade permitida da pista e estar sempre atento às condições do carro e às regras de trânsito, usar a luz certa ao dirigir é essencial para um tráfego tranquilo. O cuidado pode evitar acidentes graves, já que uma iluminação inadequada pode atrapalhar e muito os outros motoristas.
Mas entre lanterna, farol baixo, alto e pisca-alerta, você sabe qual usar em cada situação? Para acabar com a dúvida, usamos informações do Manual de Formação de Condutores do CFC Paulista para explicar quando e como sempre usar lanternas e faróis a favor da sua segurança:
lanternas-e-faróis-1Farol baixo – Deve ser usado à noite nas vias iluminadas e durante o dia nos túneis com iluminação pública. Já as motos devem circular sempre com ele ligado.
Farol alto – Vias sem iluminação pedem por farol alto. Contudo, é preciso ficar atento à mão contrária e, ao cruzar com outro veículo, diminuir a intensidade da luz.
Luz baixa e alta (intermitente e por curto período de tempo) – Essa sinalização é necessária na ultrapassagem ou para indicar a existência de perigo ao condutor da frente.
Lanterna (luzes de posição) – Indicada para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias durante a noite. Também usada em condição de baixa visibilidade durante o dia, como chuva forte, neblina ou cerração.
Pisca-alerta – Em imobilizações, para indicar que está parada. Em situações de emergência também pode indicar ao condutor que vem atrás algum perigo à frente e a necessidade de frear rapidamente.

Fonte: De Carona

Botão Whatsapp Foxlux