TUG e TUE: uso e instalação dos diferentes tipos de tomada

, , | 0 Comentários

As tomadas são peças permanentemente energizadas e servem para ligações de equipamentos, principalmente eletrodomésticos.
Elas são padronizadas para as caixas de 5,0 X 10cm (2” X 4”) e podem ser de sobrepor ou de embutir nas paredes.
São caracterizadas por dois tipos:
TUG (Tomada de Uso Geral)
Destinada à ligação de mais de um equipamento (não simultaneamente) e cuja corrente de consumo não seja superior a 10 A (ampère). São tomadas para liquidificador, geladeira, ventilador, ferro elétrico, televisão, DVD, equipamento de som etc.
Para instalar tomadas com circuito monofásico de uso geral use fios de 2,5 mm2 e de preferência disjuntores de 10 A, pois as tomadas são fabricadas para suportar até esta amperagem. Ligue o N no polo esquerdo da tomada e o R no polo direito. O PE segue diretamente para o polo central.
TUE (Tomada de Uso Específico)
Usada para alimentar de modo exclusivo equipamento com corrente nominal superior a 10 A, como torneira elétrica, lavadora de louças, chuveiro, ar-condicionado, motor de portão automático, bomba de piscina etc.
Para instalar tomadas com circuito monofásico de uso específico, a TUE, use fios de 2,5 mm2 e de preferência disjuntores de 15 A. Além disso, identifique no QD o número do circuito e a qual equipamento ele se destina. A instalação segue o mesmo esquema da TUG.
Recomendações de distribuição de tomadas
TUG
• Em banheiros pelo menos um ponto de tomada.
• Em cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos: um ponto de tomada para cada 3,50m (ou fração) de perímetro do cômodo.
• Nos demais cômodos, um ponto de tomada para cada 5,0m (ou fração) de perímetro.
• Se a área do cômodo for inferior a 6,0m2: pelo menos um ponto de tomada.
• Em subsolos, sótãos, garagens e varandas: pelo menos um ponto de tomada.
TUE
• O projetista deve escolher o número, a localização e o tipo delas em função do layout da casa e das necessidades do usuário.
• Os pontos devem estar localizados no máximo a 1,50m do aparelho.

Botão Whatsapp Foxlux