Mais eficiente e econômica, lâmpada LED será certificada

, , | 0 Comentários


Mais eficientes e mais econômicas, as lâmpadas LED passarão pelo processo de certificação para conferirem mais segurança aos consumidores, além de terem sua eficiência e durabilidade testadas. O Inmetro publicou uma Portaria que disponibiliza em consulta pública a proposta de Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) para a certificação compulsória de lâmpadas LED, cuja vida útil pode ser até 70 vezes maior do que a das lâmpadas incandescentes, com mais eficiência energética e economia. A consulta pública estará disponível até o dia 4 de novembro e irá contribuir para aprimorar a portaria definitiva que definirá as regras de certificação.
A sociedade pode participar enviando sugestões sobre o procedimento de avaliação da conformidade dos produtos ou opinando quanto aos requisitos estabelecidos. Após a publicação da portaria definitiva, fabricantes, importadores e o comércio terão diferentes prazos para se adequarem às novas regras, após os quais o Instituto iniciará o controle das importações e a fiscalização no comércio de todo o país. Após esse prazo, os fornecedores de produtos não conformes estarão sujeito às penalidades previstas na Lei.
Ao propor a regulamentação, o Inmetro inova e insere o Brasil no cenário global como um dos pioneiros no estabelecimento de regras para essa  tecnologia de iluminação. A ação é fruto de uma articulação entre o Inmetro, os ministérios do Desenvolvimento (MDIC) e de Ciência e Tecnologia (MCTI), a Abilux, os principais fabricantes da indústria nacional e os sindicatos e trabalhadores do setor, atendendo às diretrizes do Plano de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria de Iluminação (Padil), do Ministério de Minas e Energia.
Além de segurança, o Inmetro também avaliará a eficiência energética das lâmpadas LED, no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), e a sua durabilidade. Para definir a comprovação da declaração de vida útil foram previstos critérios inéditos e inovadores: serão feitos ensaios com alguns dos componentes das lâmpadas LED que permitem atestar a veracidade da informação de durabilidade informada pelo fabricante. Hoje, esta certificação existe apenas para as lâmpadas incandescentes e fluorescentes compactas.
A discussão em torno do LED envolve, além da redução nos custos de energia, a questão ambiental, já que são produtos sem mercúrio, com menor impacto ao meio ambiente.
A Foxlux observa que por mais que a Portaria ainda não tenha sido publicada, todos os nossos produtos já atendem as normas por ela previstas.
Como Participar
Durante o período de consulta pública, além do site do Inmetro, a sociedade poderá também colaborar pelo e-mail dipac.consultapublica@inmetro.gov.br ou via carta para o endereço: Rua da Estrela, 67, 2º andar – Rio Comprido – CEP 20251-900 – Rio de Janeiro, RJ, A/C da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade (Dipac).

Com informações do INMETRO

Botão Whatsapp Foxlux