Por que nem todo mundo leva choque no chuveiro?

, | 0 Comentários

Já aconteceu aí na sua casa de uma ou outra pessoa levar choque no banho e outra (s) não? Tem explicação, e ela se chama variação de resistência elétrica do corpo humano. Essa resistência depende das dimensões e da massa do corpo, além de características fisiológicas como pele mais resistente e a quantidade de água no organismo.
Uma pessoa rechonchuda, por exemplo, leva a pior se comparada a um magricelo. Isso porque quanto maior for a pessoa, maior é a facilidade de a corrente elétrica passar pelo corpo. A espessura da pele também faz diferença, pois dificulta a passagem do choque – é por isso que uma mão calejada recebe uma corrente elétrica de intensidade bem menor que uma mão delicada.
Líquidos como o sangue e o suor também são condutores de eletricidade. E aí entra a relação da quantidade de água no organismo: quanto mais água, maior será o choque. Para evitar os choques, use chinelos de borracha durante o banho, verifique as condições da resistência elétrica do chuveiro e se ele está devidamente aterrado.

Adptado da Revista Superinteressante

Leia também:
Como trocar um Chuveiro Elétrico
Dica de acabamento e segurança para o seu chuveiro elétrico
Trocando a resistência do chuveiro elétrico em 4 passos simples

Botão Whatsapp Foxlux