Construções: como minimizar o efeito das baixas temperaturas

, , , | 0 Comentários

O frio também pode causar danos aos imóveis. As variações de temperatura fazem com que a estrutura contraia e dilate e surjam fissuras. Estas são caminhos para as infiltrações. De acordo com o inspetor-chefe da regional do Conselho de Engenheiros e Arquitetos de Curitiba (Crea-PR), Andre Fanaya, “a infiltração pode causar danos na armadura, no concreto. Geralmente quando faz muito frio, surgem as fissuras. Tem de ficar atento”.
baixas-temperaturas-afetam-construçõesA água pode corroer a armadura, que se não for impermeabilizada começa a enferrujar, rompendo os pontos. “A água na estrutura é perigosa, mas não adianta brigar com ela, tem de aprender a conviver. Se ela aparece em uma parede, não adianta desmanchá-la. Tem de ver para onde mandar esta água. Se derrubar a estrutura e construir outra, a situação pode continuar”, afirma Fanaya.
Uma das soluções para esse tipo de problema é a impermeabilização. Ela deve ser feita em todos os locais da casa que estejam sujeitos a infiltração, como banheiros, cozinhas e lavanderias. O isolamento é feito direto na laje e só depois vem o acabamento. Por isso, é ideal que se busque impermeabilizar durante a construção.
O mofo é outro problema que surge com o frio e a umidade. A jornalista Caroline Diedrichs conta que, depois de muito lutar contra o mofo, decidiu mudar-se. “Tentei de tudo. Vinagre, água sanitária, bicarbonato de sódio, dissecante. Não adiantou. Desde o começo tinha um pouco de bolor nas paredes, mas depois de uma temporada de chuvas, piorou demais. O apartamento é face sul, pega pouco sol agora no inverno e isso colaborou para aumentar a infestação”, explica.
Para evitar a proliferação dos fungos e bactérias é possível utilizar uma tinta especial, antibacteriana, que pode ser usada tanto em ambientes internos quanto externos e minimiza a proliferação de fungos, embora não os extermine. Outra tinta, voltada à impermeabilização, impede a infiltração e ajuda a resolver problemas de fissuras, evitando também a proliferação de bactérias e ácaros.
De acordo com o professor de Conforto Ambiental do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Aloísio Leoni Schmid, a melhor dica para quem deseja aquecer a casa para o inverno é escolher poucos ambientes, manter as cortinas e portas fechadas e ali aquecer o ar. “O controle da temperatura do ar reduz a sensação de diferença térmica e, assim, podemos nos deslocar sem perder a sensação térmica”. O ar condicionado quente é apontado como uma forma econômica de aquecer. “Consome 1/3 da energia dos aquecedores elétricos”, aponta Schmid.
O aquecimento no piso é também é uma boa sugestão para quem deseja conforto térmico sem queimar oxigênio ou prejudicar a decoração da casa, pois o sistema fica totalmente escondido sob o revestimento. É uma forma de aquecimento que não prejudica a saúde, pois não resseca o ar, e não emite ruídos.

Fonte

 

Botão Whatsapp Foxlux