Instalações Hidráulicas: dicas para não entrar pelo cano

, , , | 0 Comentários

Quando o assunto é manutenção da casa, geralmente é mais fácil prestar atenção às partes aparentes. O que você não pode ignorar, entretanto, é que as partes estruturais da residência, incluindo as instalações hidráulicas, também precisam de cuidados periódicos. Confira essas dicas de reforma das instalações hidráulicas para não entrar pelo cano e manter tudo em ordem:
Planeje a disposição dos ambientes da casa
Uma boa maneira de economizar na reforma das instalações hidráulicas é planejar a disposição dos ambientes. O ideal é que a área de serviço, banheiro e cozinha fiquem próximos, pois assim você reduz consideravelmente os gastos com canos, tubos e conexões.
Não abra mão de um bom projeto hidráulico
Um bom projeto hidráulico aponta a altura de cada cano, o diâmetro dos materiais, o local das instalações e até as marcas mais recomendadas para o trabalho. Através do projeto, dá para planejar onde existe espaço para instalar torneiras, vasos sanitários, lavatórios e  chuveiros.
Contrate bons profissionais
Contratar um encanador de confiança e com experiência suficiente para executar o projeto pode fazer toda a diferença na reforma de suas instalações hidráulicas. Lembre-se que não basta comprar materiais de boa qualidade, se não houver uma pessoa capacitada para instalá-los.
Substitua materiais antigos
Se as suas instalações forem muito antigas, o mais indicado é trocar os velhos tubos de ferro pelos tubos de PVC. Vale destacar que os tubos de ferro podem causar infiltrações e até mesmo fornecer água contaminada e avermelhada, em decorrência da ferrugem.
Coloque um registro para cada ambiente que tiver água
Em cada cômodo onde houver pontos de água (cozinha, banheiro, área de serviço), você deve instalar um registro específico. Desse modo, se acontecer algum problema, você não ficará sem água na casa inteira.
E mais ….
– Compre tubos e conexões adequadas, para evitar que o encanador use a inaceitável técnica de derreter parte dos materiais para fazer adaptações.
– O excesso de conexões pode diminuir a pressão da água, criar pontos de obstrução e causar vazamentos.
– Use tubos, canos e conexões de um mesmo fabricante. Isso vai possibilitar uma reforma padrão e evitar problemas de encaixe.
– Para evitar perdas, quebras e desperdícios, guarde os materiais em local arejado. Além disso, as conexões devem ser acomodadas em caixas e os tubos precisam ficar na posição horizontal.
– Procure respeitar as medidas do projeto e priorize o espaço de circulação na hora de instalar vasos e pias.
– As instalações devem ser testadas antes de fazer o contrapiso ou fechar a parede.
– Não se esqueça que as peças sanitárias e os metais (vaso sanitário, pia, torneira, misturador) devem ser instalados por último.
Colocando dicas simples como essas em prática você vai economizar materiais e reduzir as chances de falha durante a obra, além de evitar dores de cabeça no futuro.

Com informações da Casa Show

Botão Whatsapp Foxlux