Saiba qual é a diferença entre Volt (V), Watt (W) e Ampere (A)

| 0 Comentários

Entender esses conceitos básicos de física é fundamental para a escolha e cuidado de aparelhos e instalações elétricas

A lâmpada queimou. Tranquilo, isso é fácil de resolver. Muitas pessoas pensam assim até chegar na loja e se depararem com infinitas opções de lâmpadas, com Volts (V) e Watts (W) diferentes.

Outra situação que costuma deixar os consumidores em dúvida é o momento de ligar aparelhos eletrônicos de alta potência, como o micro-ondas. Se a tomada não for polarizada, o prejuízo é certo.

Mas, você sabe qual a diferença entre Volt (V), Watt (W) e Ampere (A)? Mais do que termos de aula de física, essas denominações estão presentes em nosso dia a dia e não podem ser ignoradas. Nos próximos tópicos entenda de maneira simples a diferença entre elas.

Qual é a diferença entre volt, watt e ampere?

Para facilitar a compreensão, vamos começar com uma analogia bastante utilizada na explicação desses conceitos do universo da eletricidade:

Imagine muitos elétrons passando de átomo em átomo e formando uma corrente elétrica, como se fosse um rio. A partir de agora sua missão é construir um moinho nesse rio. Primeiro passo, instalá-lo perto de uma cachoeira e dependendo do tamanho da cachoeira a força da água será mais forte ou fraca.

Esse fator que influencia na movimentação das águas, podemos fazer uma relação com a diferença de potencial elétrico – chamada tensão – que faz com que os elétrons se desloquem na corrente elétrica. A tensão é medida em Volts (V).

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é o volume de água que vai passar pelo rio, que corresponde a quantidade elétrons da corrente. O número de elétrons passando em determinado tempo é denominado Ampere (A).

E, por fim, o tamanho do moinho vai determinar a eficiência do resultado da sua máquina. De acordo com o objetivo da construção, você vai precisar de mais força ou menos força. Podemos comparar o quesito eficiência com o Watt (W).

Ou seja, o Watt representa a velocidade com que transformamos o movimento dos elétrons em alguma coisa produtiva – o objetivo do seu “moinho”, que pode ser gerar energia para acender uma lâmpada.

Com certeza, depois dessa história ficou muito mais fácil entender os conceitos básicos relacionados à eletricidade. Em seguida, confira algumas definições pontuais.

 

Definições rápidas para ficar bem claro

O que é Volt (V)

Volt (V) é a unidade de medida que representa a diferença de potencial elétrico, a tensão. Quanto maior a diferença de potencial elétrico, maior é a tensão e, consequentemente, vai ter mais números de volts.

Provavelmente, você já ouviu o termo “voltagem”. No entanto, esta é uma aplicação inadequada para se referir a tensão. Seria o mesmo que dizer “A metragem entre a minha casa e a do vizinho é de 10 metros”, ao invés de “a distância entre a minha casa e a do vizinho…”. Por isso, o correto é usar a expressão “volt”.

O nome volt foi escolhido em homenagem a Alessandro Volta, físico italiano responsável por desenvolver a pilha que usamos hoje.

O que é Ampere (A)

É a quantidade de elétrons passando em determinado tempo. Quanto mais elétrons, mais amperes.

O ampere é a intensidade de uma corrente elétrica constante que, mantida em dois fios condutores paralelos, retilíneos, de comprimento infinito, de seção circular desprezível e situados à uma distância de um metro entre si, no vácuo, produz entre esses fios condutores uma força de módulo igual a 2×10−7 newtons para cada seção do fio de um metro de comprimento“ – definição oficial do Sistema Internacional de Unidades (SI).

Devido à contribuição das suas pesquisas para a eletricidade e o magnetismo, o termo ampere é uma homenagem ao físico André-Marie Ampère – também conhecido como Newton da eletricidade.

O que é Watt (W)

É a potência elétrica. Refere-se a rapidez, a eficácia com que transformamos o movimento dos elétrons em alguma coisa produtiva.

“A potência é a quantidade de energia transferida ou consumida por unidade de tempo; equivalentemente, a potência é a taxa de trabalho realizado. Em linguagem padrão, o watt é a potência que, em segundo, produz 1 joule de energia.”

1 watt = 1 joule/segundo

Assim como nos exemplos anteriores, a terminologia watt também foi uma forma de honrar uma figura célebre da história: James Watt, criador do motor a vapor.

Como observar a diferença das medidas na prática

Agora que esclarecemos a função desses termos básicos de eletricidade, vamos ver um exemplo de como eles podem aparecer em nosso cotidiano.

Na hora de alimentar algo muito potente, você pode ter uma tensão muito alta (muitos volts) com poucos amperes (pouca corrente) ou muitos amperes com poucos volts.

Lembre-se: Volts x Amperes = Watts

Uma ferramenta de alta potência exige muitos amperes (significa que muitos elétrons estão passando pelo fio, ou seja, muita corrente). Nesse caso, você precisa de um fio grosso, onde os elétrons não encontram resistência ao atravessar.

Quando há resistência durante a transição dos elétrons, o fio aquece e pode danificar o aparelho ou até mesmo causar acidentes. Por isso, usamos tomadas de 20 amperes para controlar a passagem de corrente e não deixar superaquecer o equipamento – os micro-ondas são um ótimo exemplo.

Estar atento às informações técnicas dos produtos e compreender o que cada número significa é fundamental para não errar na escolha de itens como lâmpadas, tomadas, fios, eletrônicos de alta potência, entre outros.

E, especialmente em relação às lâmpadas, comparar os volts e watts pode te ajudar a encontrar a luminária que oferece melhor eficiência energética. Assim como observar o ampere dos aparelhos é essencial para garantir o bom funcionamento dos eletrônicos.

 

Referências:

https://pt.khanacademy.org/science/electrical-engineering/introduction-to-ee/intro-to-ee/a/ee-standard-electrical-units

https://www.youtube.com/watch?v=JtttnL28m3Q

Botão Whatsapp Foxlux