Você sabe diferenciar os tipos de alicate?

, | 0 Comentários

Alicates são ferramentas essenciais em qualquer caixa de ferramentas. Elas são responsáveis por apertar, cortar, agarrar, puxar ou dobrar. A variedade é grande, então preparamos um guia prático sobre cada um dos modelos mais usados, para você acertar na hora da compra:

 

 

Alicate Universal

O mais comum e mais utilizado. Serve para múltiplas tarefas como cortar, flexionar, endireitar, agarrar, entre outros.

 

 

 

Alicate Corte Diagonal

Sua função é cortar! Vem com lâminas afiadas, que conseguem cortar inclusive materiais grossos com facilidade. Seu diferencial é que ele reduz a vibração que você pode sentir ao cortar fios.

 

 

 

Alicate Bico Reto ou de Bico Redondo

Serve para segurar, dobrar, puxar, girar e cortar objetos, especialmente fios, arames e cabos elétricos.

 

 

 

Alicate de Pressão

Ideal para fixar, apertar e remover parafusos e tubos metálicos rígidos. Com mordentes curvos em aço e abertura regulável, contém alavanca para destravamento.

 

 

 

 

Alicate para Bomba D’água

Este alicate é usado em serviços hidráulicos. Recomendado para torção de porcas, aperto de canos e conserto de encanamentos e torneiras.

 

 

 

Alicate de Crimpar

Se o trabalho envolve manutenção ou montagem de uma rede de computadores esse é o alicate ideal. Serve para pressionar o conector na extremidade do cabo de rede. Além de crimpar, ele realiza serviços como desencape e corte de fios.

 

 

 

Alicate Decapador

É um tipo de alicate bem técnico, pois permite que você regule o tamanho do cabo que irá passar por ele, expondo os fios da parte interna sem danificar. Ideal para inúmeros serviços, como instalação de chuveiros e redes de internet.

Botão Whatsapp Foxlux