Bigorna para quê?

| 0 Comentários

bigorna
Ela nos acompanha desde a nossa infância, quando Jerry bolava um plano para matar o gato Tom (do desenho Tom e Jerry), ou quando o Papa Léguas era ‘quase’ pego pelo Coyote, nos famosos desenhos Looney Tunes. Dá até pra pensar que a bigorna foi feita para ser usada somente como instrumento de tortura, mas não! A bigorna teve, e tem um propósito maior para existir.
Era sobre essa peça que os ferreiros apoiavam o material forjado que seria moldado à base de marteladas. Como a bigorna é uma material altamente resistente, ela diminui o esforço do ferreiro, pois a energia liberada em cada martelada é ‘devolvida’ para o martelo.
Antes da primeira bigorna de ferro surgir, no Egito antigo, um objeto semelhante (porém de pedra) já era usado na Pré-História. Mas foi na idade média que as bigornas tiveram o seu maior valor. Naquela época, elas eram essenciais para a criação de facões, espadas e armaduras nobres.
Nos dias atuais, raramente encontramos um objeto como esse. A bigorna começou a ‘cair de moda’ no final do século 19, quando os EUA abandonaram drasticamente o uso desses objetos após o lançamento de novas tecnologias. Mas a bigorna teve outro uso para os norte-americanos. Algumas pessoas brincavam de lançá-las para o alto com a ajuda de explosivos (TNT), e foi assim que as bigornas ficaram famosas nos desenhos animados.

Fonte: Curto e Curioso

Botão Whatsapp Foxlux