Engate: pode ou não?

, | 0 Comentários

O engate é famoso por proteger a traseira do veículo de pequenos impactos, principalmente em estacionamentos e quando você deixa seu carro na rua ou mesmo para carregar bicicletas, embelezar o veículo ou qualquer outro motivo que não seja engatar uma carreta.
A Resolução 197, publicada no dia 31 de julho de 2006, no Diário Oficial da União, regulamenta o uso do dispositivo de acoplamento mecânico para reboque (engate) em veículos com até 3.500 kg de PBT (peso bruto total), ou seja, quase todos os veículos do nosso dia a dia.
Para sua segurança, o engate deve conter  uma plaqueta inviolável com a razão social do fabricante, CNPJ, identificação do registro concedido pelo INMETRO, modelo e capacidade máxima de tração do veículo a que o engate se destina, além de referência à resolução 197.
PARA NÃO ERRAR

  • A capacidade de carga de um engate pode variar de 400 kg  a 1,5 tonelada. Avalie a carga que você pretende tracionar antes de tomar uma decisão.
  • Como a forma de fixação dos engates varia conforme o fabricante, verifique quais são os modelos que podem ser instalados no seu veículo, respeitando a recomendação do fabricante. Evite adaptações.
  • Caso o objetivo do seu engate seja meramente de proteção e você não vá carregar nada, ainda assim ele vai precisar estar ligado a parte elétrica do veículo. Faça a ligação corretamente, pois algumas fiscalizações são bem criteriosas nesse quesito.
Botão Whatsapp Foxlux