Esqueça os 110 volts e adote os 127 volts!

| 0 Comentários

Não querendo criar polêmica, mas já criando, precisamos falar sobre um assunto bastante importante que ainda confunde muita gente. Longe de querer discutir se a melhor voltagem é 127 volts ou 220 volts, ou até mesmo qual da duas consome menos energia, queremos esclarecer porque é que, apesar de atualmente haver no Brasil a distribuição de fases com apenas duas tensões nominais (127 V e 220 V – pode conferir na conta de luz!), muita gente insiste em usar o termo “110 V” quando na verdade quer se referir aos 127 V.

Essa confusão acontece porque a tensão nominal de 110 V já foi utilizada no Brasil e até hoje alguns países fazem uso dela. Mas, a verdade é que, a partir de 1986, o governo brasileiro tomou algumas medidas para padronizar as tensões de energia elétrica. Na época, o então DNAEE (atual ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica) determinou que até dezembro de 1999 todas as concessionárias de energia deveriam substituir redes despadronizadas para o sistema padrão de 127 V ou 220 V.

É claro que na prática a tensão fornecida pelas concessionárias pode sofrer variações devido à alta demanda dos usuários, perdas na transmissão e distribuição de energia ou até mesmo sobrecarga de transformadores, e foi por isso que a ANEEL regulamenta que no fornecimento em 127 V a tensão adequada ao uso está na faixa de 116 V à 133 V. Já para o fornecimento em 220 V, a faixa de tensão considerada adequada é de 201 V à 231 V. Ou seja, a tensão de 110 V é definitivamente coisa do passado!

Tá, mas eu ainda tenho aparelhos com 110 V! Posso ligá-los em uma tomada de 127 V?
Bom, este é assunto para outro post! Se você realmente tem aparelhos com essa voltagem, deixe um comentário aqui no blog para que possamos preparar um post mais completo, explicando tin tin por tin tin o que pode ocorrer nestes casos! 😉

Botão Whatsapp Foxlux