As etapas e possibilidades em um retrofit

| 0 Comentários

O retrofit moderniza uma instalação predial antiga sem descaracterizá-la, e preserva o que há de bom na construção existente.
Uma informação importante e que deve ficar registrada é que todo e qualquer edifício, seja comercial ou residencial, pode passar por um retrofit.
É possível realizar desde melhorias externas, como trocar o revestimento da fachada, até melhorias internas, como substituição de encanamentos, instalações elétricas, sistemas de iluminação, elevadores ou de equipamentos menores, como o ar-condicionado, por exemplo.
Entenda s seguir as etapas envolvidas nesse processo
Demolição
Normalmente, a demolição é o primeiro passo de um retrofit, começando por partes da construção antiga. O mais comum é que as paredes sejam demolidas para um ganho de área útil de trabalho. Isso porque é muito difícil que um processo de retrofit conte com o tradicional canteiro de obras, o que reduz o espaço para trabalho. Demolir as paredes é uma das saídas encontradas.
Reforço estrutural
Esse reforço é necessário quando a capacidade de suporte da estrutura recebe aumentos, dada a alterações no seu uso. Para isso, usa-se chapas de aço ou de fibras de carbono, para dar esse reforço, ou encamisamento de concreto.
Fechamento
Aqui está um processo que quase não se altera, seja no retrofit ou nas construções novas. A diferença é que no retrofit, por se tratar de uma modernização em prédios antigos, tem sido costume usar chapas de gesso acartonado, os famosos Drywall, para fechamentos internos, com o propósitos de representarem impactos menores na estrutura já existente.
Acabamento
O acabamento é feito com cuidado e procurando não descaracterizar o ambiente, sendo possível utilizar, por exemplo, materiais recicláveis e que não exijam tanta manutenção.
Instalações
O retrofit é a oportunidade perfeita de fazer uma avaliação das instalações do edifício, sejam elas hidráulicas, elétricas, de ar-condicionado, de telefonia ou de dados.
Um equipamento de ar-condicionado mais novo e eficiente reduz o consumo de energia, além de liberar área útil, se bem escolhido.
Já a modernização de instalações elétricas e telefônicas visa, prioritariamente, substituir o cabeamento e instalar novas caixas de distribuição que suportem o número de cabos cada vez maior, atualmente.
Em alguns edifícios comerciais, os cabos e fios são tantos que é preciso optar pela construção de pisos elevados que, além disso, facilitam futuras mudanças no local.
Fachada
Revitalizar a fachada implica modificar, em partes, a aparência do edifício, como um todo, principalmente para quem só o conhece visto de fora. Pode-se optar pela mudança de pastilhas, esquadrias, pelo tratamento de fissuras e implementação de pingadeiras e pelo mapeamento de falhas visíveis.
Para cada um desses processos, a mão de obra tem que ser muito qualificada, com supervisão constante, exigindo um rigoroso estudo para a entrega de materiais antes do retrofit começar, além da retirada de todo o entulho do local.
ca60b7b3dbbb8f572c8ad0221fbff8e2
Da mesma forma, a qualidade dos materiais elétricos e ferramentas deve ser levado a sério. O portfólio da FOXLUX conta com uma vasta gama de produtos úteis à diversas etapas do processo, e que podem ser encontrado nas melhores lojas do Brasil.

Botão Whatsapp Foxlux