Por que cada vez mais gente opta pela bicicleta como meio de transporte?

, | 0 Comentários

Mesmo com cada vez mais bicicletas nas ruas, muita gente ainda estranha quem deixa o carro de lado para usar a magrela. Entenda porque cada vez mais gente opta pela bicicleta como meio de transporte, ainda que eventualmente.
Economia de tempo | O seu tempo de deslocamento é sempre o mesmo, tendo trânsito ou não, com chuva ou com sol, em qualquer horário. Os Desafios Intermodais realizados em várias cidades do país comprovam que a bicicleta é bem mais rápida que o carro nas grandes cidades nos horários de pico.
Economia de dinheiro | Combustível, estacionamento, flanelinha, seguro, IPVA, troca de óleo, mecânico, funilaria, retoque na pintura. Tudo isso fica para trás. As peças e eventuais reparos de uma bicicleta têm custo muito baixo, principalmente se comparados com os de um automóvel. O investimento para adquirir o veículo também é muitíssimo menor.
Mudança no humor | Além da diminuição do stress relacionado ao trânsito, as endorfinas liberadas pelo exercício contribuem para um relaxamento muscular e mental que faz os praticantes de atividade física regular verem a vida com outros olhos.
Produtividade no trabalho | A produtividade no trabalho aumenta, em decorrência do melhor humor e da diminuição do stress. A cabeça tranquila permite um melhor julgamento em situações críticas.
Poluição | Somente em São Paulo, por exemplo, a poluição mata indiretamente vinte pessoas por dia, agravando e acelerando problemas como infarto, acidente vascular cerebral, pneumonia, asma e câncer de pulmão. Nessa mesma capital, 90% das emissões de poluentes é causada pelos veículos automotores.
E não é só por não gerar poluição! Ao contrário do que se pensa, o ar dentro dos veículos é mais poluído do que o ar do lado de fora. O Instituto do Coração comprovou e a Associação da Qualidade do Ar em Interiores dos Estados Unidos também afirma isso.
Saúde e vida longa | A atividade física regular previne doenças cardíacas e AVCs, hipertensão, ajuda a controlar o diabetes, aumenta a resistência aeróbica, reduz a obesidade, ativa a musculatura de todo o corpo, diminui a ocorrência de doenças crônicas, faz bem para a saúde do idoso e aumenta o tempo de vida. Adotar a bicicleta em seus deslocamentos é uma maneira simples (e barata) de encaixar essa atividade física no seu dia a dia.
Os resultados físicos são visíveis | Há aumento de massa muscular, queima de calorias e melhoria da capacidade respiratória.
Sensação de liberdade | Passar tranquilamente por aquela fila de carros parados no congestionamento, não se sentir imobilizado no trânsito, ter 360º de visão, poder olhar o chão e o céu, notar casas, pessoas, cheiros, sons, árvores e pássaros, sentir o sol na pele, o vento no rosto. Precisa mais?
Quer entender melhor? Dê uma chance a si mesmo e tente!


Botão Whatsapp Foxlux