As 7 melhores dicas para iluminar ambientes

| 0 Comentários

Está em dúvida na hora de escolher qual a iluminação ideal para sua casa? Antes de comprar lâmpadas e luminárias, confira essas dicas para deixar a luz funcional e com um visual bonito.

 

  • Lâmpada Certa

A cor da luz interfere no ambiente. A amarela, por exemplo, é ideal para lazer e descanso. Seu uso sugerido é em sala de estar ou quarto, por criar uma atmosfera quente, intimista e aconchegante. A luz “fria”, de cor branca/azulada, é estimulante. Indicada para uso em cozinha, banheiro ou área de serviço.

 

  • Luz Central

Todo ambiente deve ter um ponto de luz central, que deve ser forte o suficiente para distribuir iluminação pelo espaço inteiro, de forma homogênea. Outra dica é optar por paredes e teto claros, pois eles refletem a luz com mais intensidade.

  • Materiais

As luminárias podem ser produzidas com inúmeros tipos de material – polipropileno, fibras naturais, tecido, vidro, ferro… – e nos mais variados formatos. Cada uma delas trará um efeito específico na decoração, por isso, quando for comprar a sua, certifique-se de que gosta da maneira que ela emite luz e sombras, além de verificar a intensidade da iluminação.

  • Luz Indireta

Abajures, arandelas, luminárias de piso, de mesa… Todos eles têm a função de iluminar os ambientes de maneira difusa e pontual. São ótimos para criar diferentes cenários em um mesmo espaço, já que cada peça funciona de maneira independente.

  • Destaque

Para dar destaque a algum objeto específico, aos enfeites em uma prateleira, nicho ou estante, vale apostar nos spots embutidos no móvel, que criam uma iluminação mais pontual.

  • Use LED

Uma das principais características do LED é a economia de energia (ele gasta muito menos quando comparado a lâmpadas fluorescentes e incandescentes). A longa vida útil e o fato do LED não dissipar calor são algumas de suas vantagens. É possível encontrar lâmpadas de LED nas mais variadas tonalidades, o que amplia a sua utilização.

  • Proporção

Antes de se apaixonar por uma luminária, preste atenção no seu tamanho! Um cômodo pequeno e com teto rebaixado comporta melhor um lustre pendente menor ou então um modelo embutido. Sua sala é ampla e com pé-direito alto? Então, abuse dos volumes e das texturas.

Colaboração: A Casa de Valentina

Botão Whatsapp Foxlux