Como saber se sua casa está suscetível a uma pane elétrica

, | 0 Comentários

Quando você pensa em tudo que pode dar errado em certas situações, nem sempre significa que você seja pessimista. Estar um passo a frente dos problemas pode significar também estar preparado para quando eles chegarem. A melhor maneira de se preparar neste caso, é realizar revisões periódicas nas instalações elétricas de sua residência para garantir não só o bom funcionamento de todos os seus equipamentos elétricos, mas também a segurança de todos os moradores.

Para saber se sua casa está suscetível a uma pane elétrica, fique sempre atento aos sinais que sua casa lhe dá. Tomadas que esquentam demais, disjuntores que desarmam ou lâmpadas que queimam frequentemente são alguns dos sinais que indicam que a rede elétrica de sua residência pode estar comprometida. Imóveis antigos são potencialmente mais suscetíveis a uma pane elétrica do que imóveis novos, pois além do processo de envelhecimento natural, o sistema elétrico pode não ter sido construído perante as normas atuais.

pane-elétrica-o-que-fazer-1
Lâmpadas que queimam frequentemente podem ser um sinal de que a sua rede elétrica precisa de manutenção.

Diante de uma pane elétrica a primeira providência a ser tomada é jamais entrar em pânico. Manter a calma é essencial para que a gravidade do problema possa ser mensurada e para se saber ao certo as providências a serem tomadas. Se a pane causar a falta total de energia, a primeira coisa a se fazer é verificar se a pane é geral, ou seja, na vizinhança toda ou apenas em sua casa. Verifique se o seu disjuntor principal desarmou para a posição de desligado. Se estiver tudo em ordem, cheque com seus vizinhos para ver se eles também foram afetados. Se for este o caso, comunique a companhia elétrica e certifique-se de que eles já estão cientes do problema. Feito isso, aguarde para que tudo volte ao normal.

Já se o problema for na sua casa, você já tiver verificado o disjuntor, e mesmo assim, não tiver identificado o problema, chame imediatamente um eletricista. Somente um profissional poderá identificar e reparar o defeito na rede elétrica com total segurança.

Somente em 2011, 2.696 pessoas foram internadas e 1.491 morreram no Brasil em decorrência de acidentes com a rede elétrica. Por isso, é extremamente importante saber como se prevenir e como agir em caso de panes na rede elétrica de sua casa. Confira a seguir algumas dicas de segurança relacionadas à manutenção e manuseio da rede elétrica:

  • Use sempre um calçado de borracha para qualquer reparo na rede elétrica, desde os mais básicos como trocar a temperatura do chuveiro ou uma lâmpada queimada.
    pane-elétrica-o-que-fazer-2
    Use protetores nas tomadas sempre que houver crianças em casa.
  • Em caso de famílias com crianças pequenas, tenha sempre o cuidado de colocar protetor em todas as tomadas.
  • Sempre mantenha os fios elétricos encapados com fita isolante para evitar o risco de choque.
  • Evite o uso de aparelhos eletrônicos próximos a pias ou no banheiro, pois o contato  com a água pode causar pane elétrica e até incêndios.
  • Evite ao máximo o uso de plugs elétricos tipo Ts, ou benjamins. Você pode acabar sobrecarregando a fiação com uma corrente elétrica acima do que ela suporta, e dependendo do estado das instalações, isto poderá causar um princípio de incêndio.
  • Evite molhar tomadas durante a limpeza de qualquer ambiente.
  • Mantenha sempre os seus aparelhos eletrônicos em bom estado de conservação e não hesite em trocá-los ou consertá-los em caso de fio partido ou desencapado.
  • Jamais tente apagar um incêndio na rede elétrica, principalmente com água. Caso isso ocorra na sua casa, desligue o disjuntor principal e abandone imediatamente o local.

E lembre-se: em caso de emergência, disque 193 e chame imediatamente o Corpo de Bombeiros.

Adaptado do Guia da Semana

Leia também:
Sobrecarga nas instalações: a segurança da sua casa pode estar por um fio!
A importância do uso correto das fitas isolantes em emendas
Dica de acabamento e segurança para o seu chuveiro elétrico

Botão Whatsapp Foxlux