Como surgem manchas de umidade: entenda e resolva

, , , | 0 Comentários

Não é apenas nos ambientes da casa de praia que a umidade se faz presente. O problema causado por infiltrações pode gerar manchas em qualquer lugar mal impermeabilizado da casa.
Entre os lugares mais prejudicados é possível citar banheiros, fachadas, tetos e paredes. A presença da umidade afeta a pintura, o piso e até mesmo a estrutura em concreto das residências. Impermeabilizar é o que garante proteção e conforto ao morador, além de evitar gastos futuros com reformas.
A primeira ação ao detectar umidade é retirar o revestimento afetado e higienizar o local com água sanitária, removendo todo tipo de sujeira. A limpeza é fundamental para evitar o desenvolvimento de micro-organismos por baixo da camada impermeabilizante. Os próximos passos variam conforme a situação. Buscamos as principais saídas para acabar com as manchas e listamos abaixo. Veja o que fazer em cada uma das situações:
Fachadas de tijolo aparente
A presença de manchas neste caso acontece porque a argamassa é feita de materiais porosos que absorvem água com facilidade. A infiltração atinge os tijolos e alcança o revestimento interno da parede – o que mancha a pintura. A alternativa é impermeabilizar . O produto deve ser misturado no novo reboque e aplicado na fachada. O acabamento ficará ainda melhor se uma resina acrílica for usada sobre os tijolos.
Pintura de paredes externas
Intempéries sempre afetam a pintura de fachadas. Por isso, é necessário dispensar um cuidado especial nestas áreas. Tintas resistentes à umidade oferecem boas saídas para diminuir o problema, mas o ideal é apostar também em um bom impermeabilizante. A aplicação do produto deve ser feita após a retirada da pintura manchada e da lavagem com água sanitária.
umidade-capa
Áreas molhadas da casa 
Ambientes molhados sem circulação de ar são propícios a umidade. O espaço do box do banheiro, por exemplo, é uma das regiões mais afetadas. As alternativas no combate do problema são o uso de tintas específicas – com impermeabilizantes na composição – e manter a janela aberta sempre que possível. A falta de rejunte nos azulejos é mais um fator que causa infiltração no banheiro. É fundamental reaplicar o material quando estiver soltando, isso garante a total vedação.
UMIDADE ACENDENTEParedes com portas e janelas
Regiões no entorno de caixilhos de portas ou janelas se transformam em alvos quando o assunto é infiltração. A estrutura de alumínio ou madeira precisa ser bem vedada para que manchas ou trincas originadas pela diferença de dilatação dos materiais não apareçam. Se a tinta do local já estiver afetada a melhor saída é retirar o acabamento e apostar em uma nova vedação das estruturas.
Manchas em lajes e rodapés
Infiltrações em rodapés são indícios de que o solo apresenta umidade excessiva (originada, na maioria dos casos, pela água acumulada em pisos sem caimento). Outra possibilidade é haver vazamento nas tubulações da casa. A questão estrutural deve ser resolvida e o local impermeabilizado. As manchas podem ainda surgir em lajes de concreto e, neste caso, a resolução é investir em mantas asfálticas para isolar a superfície.

Fonte: Fórum da Construção

Botão Whatsapp Foxlux