Descubra o mistério por trás da lâmpada que pisca mesmo desligada

, | 56 Comentários

Se você nunca teve uma luz “mal-assombrada” aí na sua casa, com certeza já deve ter ouvido falar de lâmpadas que ficam piscando mesmo com o interruptor desligado. De acordo com o Engenheiro Eletricista Everton Morais, do Saber Elétrica, o fenômeno pode ocorrer por três motivos. Confira quais são eles:
1 – Instalação incorreta
Quando a instalação é feita interrompendo o neutro ao invés de interromper a fase no interruptor. Aí o fenômeno acontece porque essa fase fica ligada direto no bocal/receptáculo da lâmpada e acaba ocorrendo uma espécie de “fuga” de um resíduo de eletricidade.
2 – Indução Eletromagnética
Dentro de um Eletroduto existem vários cabos elétricos que fazem parte de circuitos distintos, há o retorno que vai até a lâmpada e a fase de uma tomada. Quando um equipamento é ligado nessa tomada, há uma corrente elétrica circulando naquele cabo por efeito eletromagnético que acaba induzindo naquele retorno um nível de tensão que é baixo, mas suficiente para fazer com que a lâmpada fique piscando.
3 – Luz piloto
Pouca gente sabe mas, a Luz Piloto – usada para facilitar o acesso ao interruptor no escuro – também pode causar o fenômeno de “acendimento involuntário”.
 
Agora que você já sabe alguns motivos que fazem com que uma lâmpada pisque mesmo apagada, você deve estar se perguntando… “Nestes casos há consumo de energia?”
A resposta é: sim. Porém, é um consumo praticamente irrelevante em relação à utilização normal da lâmpada. Segundo o Everton Morais, o incômodo acaba sendo mais visual do que financeiro.
 

Saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=8EkTbvZlGZE

56 Comentários

  1. Olá tenho uma lâmpada led de 5w que já troquei de lugar várias vezes mas o problema persiste creio que o problema seja na lâmpada mesmo por toda instalação e ligada no neutro. Que devo fazer então?

      1. Bom dia, Eva! O problema para que isso aconteça pode ser talvez por estes 3 motivos abaixo:
        1° Instalação incorreta. Quando a instalação é feita interrompendo o neutro ao invés de interromper a fase no interruptor. O fenômeno acontece porque essa fase fica ligada direto no bocal/receptáculo da lâmpada e acaba ocorrendo uma espécie de “fuga” de um resíduo de eletricidade.
        2° Indução Eletromagnética dentro de um Eletroduto existem vários cabos elétricos que fazem parte de circuitos distintos, há o retorno que vai até a lâmpada e a fase de uma tomada. Quando um equipamento é ligado nessa tomada, há uma corrente elétrica circulando naquele cabo por efeito eletromagnético que acaba induzindo naquele retorno um nível de tensão que é baixo, mas suficiente para fazer com que a lâmpada fique piscando.
        3° Pouca gente sabe mas, a Luz Piloto – usada para facilitar o acesso ao interruptor no escuro – também pode causar o fenômeno de “acendimento involuntário”.
        Recomendamos que você entre em contato com o fabricante ou solicite a visita de um especialista. 🙂

  2. Tenho 5 lâmpadas de led no banheiro depois de algum tempo elas começaram a piscar, tenho também interruptor de luz piloto, será que é este o problema. Como faço para solucionar?

    1. Oi Marcio! O problema deve estar na lâmpada, pois o fato de elas estarem ligadas em um interruptor de luz piloto não influencia em seu funcionamento. Suas lâmpadas são Foxlux? Se sim, você pode ir até o estabelecimento da compra portando a nota fiscal e solicitar a troca por novas, pois elas têm, garantia de 1 ano 🙂

  3. Bom dia, tenho cinco lampadas de 5 w, que antes eram fiuorecentes e troquei por leds de milho de 5 w. A corrente é 220 e estão ligadas diretamente em uma celula fotoeletrica , só que quando coloquei as leds funcionaram perfeitamente a noite mas pela manhã desligaram e ficaram piscando. O que posso fazer para consertar este defeito, sendo que recoloquei as fluorecentes e voltou ao normal.

    1. Oi Paulo, tudo bem? Infelizmente não temos como auxiliá-lo, pois não comercializamos este tipo de lâmpada que você mencionou. Recomendamos que você entre em contato com a fabricante ou solicite a visita de um especialista.

  4. Meu caso é mais complexo: a lâmpada só pisca naquele bocal, qualquer lâmpada nova ou usada, de várias marcas quando colocada nesse bocal, pisca. A mesma lâmpada em outro bocal não pisca. Isso aconteceu de uma ora para outra. Já inverti os fios e continuou piscando. Já tinha acontecido isso antes com fluorescente econômica… não me lembro bem, se não me engano inverti os fios e resolvi o problema. Já vinha usando outras lâmpadas, fluorescentes e led sem problema nenhum, de repente…

    1. Oi Paulo, blz?! Com seu relato acreditamos que talvez o problema esteja no bocal… Orientamos que você solicite o auxílio de um eletricista para fazer o teste, trocando este bocal por outro para ver se o problema persiste.

    2. Ola pessoal!
      Sou eletricista com muita experiencia, uma das formas de descobrir problemas elétricos é realizando medições, coloquei um multímetro em paralelo com a lampada piscante, e a tensão ia subindo até o ponto do flash, indicando uma carga através de indução. O fato de ocorrer em alguns bocais e em outros não, varia de acordo com o circuito de retorno, por exemplo: se ele estiver em um duto apenas com a fase, não ocorre a indução, já em um duto como o de ventilador de teto é bem provável este efeito devido circuito do motor percorrer uma boa distância paralelo ao cabo de retorno (quando o ventilador está desligado não há piscadas. SOLUÇÃO: utilizar um interruptor paralelo (3 polos) colocando o retorno no polo comum, e fase e neutro nas extremidades; quando a lampada estiver desligada o cabo de retorno estará conectado ao neutro, evitando a indução da fase; este procedimento deve ser realizado por um eletricista habilitado para evitar o curto circuito na chave paralela.

    1. Oi Marcos! Apesar das dicas que oferecemos aqui no blog, quando o assunto é rede elétrica, o mais recomendado é sempre agendar a visita de um especialista para analisar o local, pois cada caso é um caso 🙂

  5. Olá amigos, acontece que a lâmpada LED tem instalado no seu interior um capacitor, então ele
    fica emitindo o seu descarrego no circuito e isso faz com que o relâmpago aconteça.
    Solução: instalar um resistor de 150 ohm em paralelo na entrada do LED que servirá como filtro; resolvido o problema. Valeu!

  6. boa tarde meu nome é Edson,tenho fiz uma instalações de paralelo com intermediário,agora as lampada de led ficam acendendo e apagando mesmo desligada,o com o neutro na lampada que devo fazer obrigado.

    1. Olá Margarete! Você precisa testar está lâmpada em outros locais, e até mesmo testar outra lâmpada neste ventilador. Caso a lâmpada continue a piscar mesmo em outro bocal o problema está nela, caso não, o problema pode estar na instalação elétrica do ventilador.

  7. Boa noite.
    Tenho instalado varias lâmpadas de LED FOXLUX a alguns meses, derre pente uma lampada que e de minha sala quando desligo o interruptor ela fica acesa fraca porém piscando. Já troquei bocal, lampada.Porém peguei uma lampada de filamento das antigas e coloquei e ela funcionou normal. Por favor me ajude a entender este fenômeno.
    Obrigado

  8. Oi, minha lâmpada só pisca quando chove, as vezes quando chove muito ela fica até acesa, mesmo com o interruptor desligado… Aqui no meu quarto tem infiltração justamente no lugar onde a lâmpada fica, será que tem algum risco de curto circuito????

    1. Olá, Luan! Pode estar havendo umidade na instalação elétrica, e por isso esta ocorrendo da lâmpada piscar. O correto é solicitar a visita de um eletricista para verificar oque esta ocorrendo.

  9. Tenho 2 lâmpadas LED 220 instaladas na edícula com instalação paralelo , mesmo apagadas continua piscando.
    Nas lâmpadas antigas não acontece.
    Me dê uma dica.

    1. Olá, Nelson! Verifique esta instalação elétrica em paralelo, caso não seja isso, a lâmpada realmente pode estar com problema na placa de LED. Se o produto estiver na garantia você pode efetuar a troca no mesmo local da compra mediante o cupom fiscal.

  10. comprei uma lampadapara banheiro para por no expote llumimp036/17 6400k luz branca to com vontade de quebrar esta porcaria que fica piscando forte ja fis de tudo e nada vo levar pra trocar sera que todas sao assim vo outra marca

    1. Olá, Junior! Coloque estas lâmpadas em outros bocais, para verificar se o problema persiste, caso sim, pode ser um problema no produto. Agora é bom verificar outros pontos:
      1) Examinar o interruptor e o soquete de encaixe da lâmpada, que podem estar com defeito, e neste caso necessitam serem trocados (para isso desligue a energia).
      2) Problemas com a fiação elétrica também podem causar o pisca-pisca das lâmpadas. Neste caso contrate os serviços de um eletricista residencial, que vai avaliar o problema e realizar a troca da fiação por uma mais atual.
      3) Também é importante ver se as lâmpadas piscam na hora que são acionados outros aparelhos pela casa, como o ar-condicionado. Neste caso o circuito elétrico da casa está sendo sobrecarregado, e por isso é importante chamar um eletricista para montagem de um novo circuito, com fiação adequada para suportar a tensão residencial. Caso esta lâmpada esteja em uso a muito tempo o ideal é troca-la, talvez sua vida útil esteja chegando ao fim.

    1. Olá Adaiton! Vários fatores podem influenciar, pode ser defeito pela instalação elétrica antiga ou variação na rede de distribuição de energia. Mas sem uma avaliação, não é possível dar um parecer exato do que está ocorrendo. O correto é você solicitar a visita de um profissional de elétrica.

  11. Bom dia. Estou com um problema de sensor que acende a lâmpada mesmo não tendo nenhum movimento ou a presença de pessoas ou animal diante do sensor. O que fazer?.

    1. José, o seu sensor pode estar com problema na placa, pois não tem como acender sem ninguém no ambiente. Este produto possui 6 meses de garantia a partir da data de compra, caso esteja dentro deste prazo poderá trocar.

  12. A lâmpada que estava no quarto queimou, (a que estava não piscava) peguei a da cozinha (que nunca piscou) e coloquei no quarto, agr ela esta piscando kkkkkk
    Acho que ela esta com saudades da cozinha, porqe ate agr nao entendi o motivo

  13. Bom dia, tenho lustre com bocal e lampada g9, conforme se acende lampadas de outros comodos a lampada deste lustre vai se acendendo gradativamente , se acender uma lampada de outro comodo ela fica fraquinha , se acender mais uma ela fica pouco mais forte e assim se acender outra ela mais forte. isso com o interruptor dela desligado, se ela estiver ligada o funcionameto e normal.

  14. Bom dia! Troquei recentemente minhas lâmpadas comuns por LEDs, daquelas estilos pratos no teto, com tampa rosca e toda minha casa ficou acessa. Durante o dia não se percebe mas no final da tarde e a noite tudo fica ligado mesmo com o interruptor desligado. São 10 lâmpadas ligadas 24 horas por dia! Só percebi porque substitui as lâmpadas leds comuns por estas mais sensíveis. Até que ficou bonito o teto a noite parecendo estrelas mas 24 horas não dá. E agora oque faço?

    1. A instalação pode estar incorreta, ou o interruptor pode não estar funcionando corretamente, faça um teste, coloque a lampada anterior no local para ver se vai ficar aceso como vem ocorrendo com os downlights.

  15. Bom dia !
    Lampada leed piscando no banheiro pode não ser nada disso que foi comentado, podendo ser também umidade no interruptor.

  16. Oi, uma lâmpada led foi apagada, mas após um tempo a luz acendeu sozinha mas fraca, liguei o interruptor e ela acendeu normal, desliguei e ficou por um tempo ainda fraca, estou preocupada,por favor, alguém me esclareça, se é preciso fazer alguma coisa ou não. Grata.

    1. Olá Silvana, tudo bem? Primeiro você deve testar esta lâmpada em outro bocal, para ver se o defeito esta na lâmpada ou neste bocal. Caso mesmo em outro local ela esteja apresentando este defeito, pode ser que esta lâmpada ainda continue energizada e por conta disso acenda mesmo que fraca. Se isso acontecer, a lâmpada está com defeito e você pode trocar caso ainda esteja na garantia. Obrigado pela participação 🙂

  17. boa noite instalei luz de led foxlux na minha piscina e ficam piscando sozinha mais ou menos de 5 em 5 minutos , poderia ser porque puxei o fio da instalação das leds de uma bomba de hidromassagem de uma banheira ?

    1. Oi Lincoln, tudo bem? Pode ser a causa sim. Recomendamos a visita de um eletricista para verificar essa instalação! Obrigado pela participação 🙂

    1. Olá Dioézio! Por favor, teste a lâmpada em outro local. Se não piscar, pode ser a instalação elétrica e você deve procurar um profissional (eletricista) para verificar. No entanto, se mesmo em outro local a lâmpada picar, o defeito pode ser no produto mesmo. Obrigado pela participação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *