Por que a emenda do chuveiro derrete?

, , | 0 Comentários

A natureza da corrente elétrica e suas características intrínsecas geram aquecimentos naturais nos condutores elétricos cuja estrutura molecular possui uma resistência específica, chamada de resistividade específica. Cada material na natureza possui a sua resistividade específica, e este valor é usado para classificar quais materiais facilitam e quais materiais dificultam a passagem de corrente elétrica.
Quanto menor a resistividade do material melhor condutor elétrico este material será. De acordo com sua resistividade e preço de mercado, o cobre é o condutor mais usado comercialmente.
Caso sejam mudadas as características dos condutores, o aquecimento vai aumentar além do suportado e neste momento acontece o derretimento da proteção plástica do cabo. Nas emendas de cabos existem um maior aquecimento pois nenhuma emenda possui as características mecânicas originais do cabo. Se bem executada a emenda, o aquecimento extra será suportável e inclusive está previsto nos cálculos. Caso a emenda não seja bem executada, além de prejudicar a instalação o aquecimento vai aumentar o consumo de energia elétrica e seus gastos com a conta de luz.

emenda-chuveiro-elétrico
Cabo queimado por aquecimento e comparação com um cabo novo.

No caso do chuveiro, o que ocorre é que a corrente demandada para seu funcionamento é muito alta (normalmente em torno de 40A para uma instalação em 127V), inclusive é a mais alta de todos os equipamentos de uma residência. Caso o cabo que alimenta o chuveiro esteja sub dimensionado, o aquecimento será muito alto e provavelmente o primeiro lugar onde será percebido este aquecimento será na emenda entre o cabo e o chuveiro.
Para que não haja derretimento, é necessário ter uma instalação elétrica adequada, seguindo os padrões e critérios do projeto elétrico. O cabo deve ser bem dimensionado de acordo com a especificação da potência do chuveiro. O chuveiro deve estar ligado em um circuito próprio onde não haja mais nenhum eletrodoméstico ligado e o disjuntor corretamente dimensionado para evitar acidentes.
Com toda sua instalação bem dimensionada, o próximo ponto importante é realizar a emenda através de conector apropriado de cerâmica. Este conector múltiplo é uma conexão eficaz que mais se aproxima das características mecânicas originais do cabo, diminuindo o aquecimento a níveis toleráveis.

Fonte: Mundo da Elétrica

Botão Whatsapp Foxlux