Faça Você Mesmo: parede com blocos de vidro

| 0 Comentários

Uma parede de vidro pode ser o truque perfeito para um cômodo pouco iluminado, como locais sem a incidência da luz do sol.
Mas, muita gente opta por utilizar esta estrutura para garantir um ar mais moderno ao ambiente ou simplesmente para dividir dois espaços de forma mais sutil.
Caso não tenha familiaridade com construção e reforma, você pode contratar um profissional para fazer sua parede com blocos de vidro, mas, se curte pôr a mão na massa, aí vai o passo a passo para que possa fazer sozinho(a).

Dicas
Para cada m² você vai utilizar cerca de 25 blocos de vidro de 19x19x8cm;
O uso de argamassa será em média 1kg por bloco. Compre a específica para blocos de vidro;
Se a parede desejada tiver 1m², você vai precisar de mais ou menos 8m de vergalhão de 3/16;
Já para a quantidade de espaçadores será necessário fazer um cálculo de acordo com o material que você tiver em mãos. O que podemos recomendar é o de modelo cruz no tamanho 10mm.

Barra Roscada Foxlux

OBS: é claro que o número de vergalhões pode variar conforme altura e largura da parede. O comum é ir um vergalhão a cada linha de tijolos na vertical e na horizontal.
Como fazer uma parede com blocos de vidro
A primeira coisa a fazer é consultar um projetista para garantir que a parede com blocos de vidro é viável para o local onde você deseja construir.
Depois, é preciso verificar se a parede de concreto onde será anexada a parede de vidro está corretamente nivelada com o chão, formando um ângulo de 90º.
Se tudo estiver ok você pode partir para a preparação da argamassa, que deve ser feita com antecedência, conforme orientações do fabricante.
Após o preparo da argamassa, corte os vergalhões com o auxílio de um alicate de cortar ferro.
Encaixe lado a lado no chão, sem colar, a primeira fileira dos blocos de vidro. Marque com um lápis os pontos onde deverão ser feitos os furos para inserir os vergalhões e então fure com uma furadeira.
Como fazer uma parede de vidro
Crédito das imagens: Leroy Merlin

Posicione espaçadores nos quatro cantos do primeiro bloco e, com o auxílio de uma colher de pedreiro, aplique argamassa somente nos lados que terão contato com o chão e a parede. Depois, coloque um vergalhão na posição vertical. Repita esta operação até assentar o último bloco da primeira fileira.
Como fazer uma parede de vidro
Crédito das imagens: Leroy Merlin

Após completar a primeira fileira, coloque sobre ela o vergalhão na posição horizontal, que deverá ser encaixado no furo feito previamente na parede. Então, repita todo o processo até sejam assentados todos os blocos e, quando terminar, verifique se a estrutura ficou nivelada e aprumada.
Como fazer uma parede de vidro
Como fazer uma parede de vidro
Crédito das imagens: Leroy Merlin

Deixe a parede de vidro secar por pelo menos 24h e então quebre a orelha de plástico dos espaçadores. Em seguida, aplique argamassa entre os blocos para finalizar as juntas.
Como fazer uma parede de vidro
Crédito das imagens: Leroy Merlin

Espere a argamassa secar e limpe a parede sem aplicar muita força.
IMPORTANTE: não tente construir esta estrutura sem utilizar o vergalhão, pois, devido ao peso, ela pode ceder e seu tombamento pode machucar alguém que esteja próximo.
E aí, curtiu? Esperamos que este passo a passo tenha te inspirado a construir sozinho(a) sua própria parede de vidro! Caso deseje mais dicas como essa, deixe seu pedido aqui nos comentários!
 

Com informações de Blog Leroy Merlin.

Botão Whatsapp Foxlux