Como medir amperagem usando um multímetro

| 0 Comentários

Um ampere é uma medida da intensidade do montante de corrente elétrica que passa em um ponto específico no circuito. Você não pode medir diretamente a carga de amperes de uma tomada, pois isso criaria uma fonte de energia de carga zero e abriria o disjuntor elétrico, causaria um curto-circuito e possivelmente quebraria o seu multímetro. A maioria das lojas fornece um máximo de 15 amperes. Na construção moderna, os construtores instalam tomadas de 20 amperes em cozinhas para fornecer energiamultimetro_digital_com_alicate_amperimetro adicional para dispositivos de aquecimento.
Para medir a amperagem vai precisar de:

  1. Desligue o aparelho da tomada. Corte o fio energizado do dispositivo com um alicate. Este é o fio com a garra menor no plugue.
  2. Descasque cerca de 1 cm de isolamento da extremidade de ambos os fios cortados. Enrole o fio que vai até o plugue em torno da ponta da sonda vermelha do multímetro. Enrole o fio que vai até o dispositivo em torno da ponta da sonda preta. Enrole as conexões com fita isolante para que não possam entrar em contato entre si.
  3. Ajuste o botão do medidor para a configuração de corrente (A). Plugue o aparelho na tomada e ligue o dispositivo.
  4. Leia a quantidade de amperes do dispositivo específico no visor do medidor.

Fonte

Botão Whatsapp Foxlux