Os perigos de deixar um ferro de solda ligado

| 0 Comentários

Um ferro de solda é normalmente usado para soldar componentes eletrônicos em placas de circuito impressas. Ele possui um elemento de aquecimento elétrico que aquece a ponta a uma temperatura elevada. Geralmente, o ferro é aquecido a uma temperatura de cerca de 370ºC, mas pode chegar a mais de 420ºC para as soldas sem chumbo. Devido ao seu alto consumo de energia e ao calor produzido, existem perigos associados ao deixar um ferro de solda ligado.
suporte_para_ferro_de_solda
O calor pode causar incêndio
Muitos dos ferros de solda modernos já vêm com o recurso de desligamento automático, que desliga seu elemento de aquecimento depois de um determinado período de tempo. Os ferros que não possuem esse recurso continuarão a aquecer o elemento para que a temperatura da ponta permaneça quente.
Se a ponta do ferro estiver em contato com outra coisa, ele pode ficar queimado ou danificado devido ao fornecimento constante de energia térmica a partir do elemento de aquecimento do ferro de solda. No pior dos casos, esse calor pode provocar incêndio, se houver material inflamável por perto.
ferro_de_soldarUm curto circuito pode causar incêndio
Um ferro de solda que é mantido ligado continuará extraindo corrente da tomada elétrica. Se o calor estiver se dissipando rapidamente, por exemplo, quando o ferro é mantido em uma sala fria, a corrente será contínua. Essa corrente pode aquecer os cabos, derreter sua isolação e criar curto circuitos. Um curto circuito na linha de AC pode ser bastante perigoso, pois pode provocar um incêndio.

Choque elétrico

Um ferro de solda mantido ligado em um ambiente frio durante um período prolongado de tempo continua extraindo corrente elétrica da fonte de alimentação, a fim de manter sua ponta na temperatura especificada.
Essa extração constante de corrente pode fazer com que seu elemento de aquecimento queime e crie condições de um curto circuito elétrico intermitente. Isso é, o curto ocorre sempre que o fio do elemento de aquecimento toca o tubo metálico em que ele está dentro. Nesse caso, a pessoa que manuseia a solda pode sofrer um choque elétrico, que pode ser uma ameaça à vida.
Perigo para crianças
Um ferro de solda ligado sem vigilância pode ser extremamente perigosos para crianças. Normalmente, ferros de solda funcionam a uma temperatura entre 248ºC a 454ºC. Uma criança pode tocar com a ponta do ferro de solda sem saber e sofrer graves queimaduras na pele.
O Ferro de Solda FOXLUX possui cabo normatizado de acordo com o padrão NBR 13249 e um eficiente sistema para dissipação do calor. A ponteira rosqueável é de aço inox e a resistência de níquel-cromo.

Fonte

Botão Whatsapp Foxlux