11 Materiais elétricos para instalação residencial: como começar seu projeto elétrico do zero

| 0 Comentários

Seja para construir ou reformar, o planejamento da parte elétrica da sua residência deve ser elaborado com cuidado para evitar futuras dores de cabeça. Já imaginou ter que quebrar uma parede depois de acabada para corrigir um problema elétrico? Tudo fica mais fácil de resolver quando se está na fase inicial, por isso vamos conhecer os materiais que você precisa para desenvolver um projeto elétrico de sucesso.

Primeiro, vamos entender o passo a passo de um projeto elétrico

Assim como há o projeto estrutural e o projeto arquitetônico, as construções também precisam de um projeto elétrico para estruturar onde serão realizadas todas as instalações elétricas da residência. Nesse momento são levados em consideração os eletrodomésticos e eletroeletrônicos utilizados pelos moradores, inclusive, os aparelhos que podem ser adquiridos posteriormente.

Como começar um projeto elétrico do zero: passo a passo

1 – Tudo começa na planta baixa: analise a planta baixa do imóvel e marque as dimensões do local para aplicar as peças conforme as regras da ABNT.

2 – Onde você precisa de energia: pense nas suas atividades diárias, os equipamentos que utiliza, onde precisaria de uma tomada e lugares que exigem pontos de luz. A partir dessas informações podemos fazer a relação dos materiais necessários para o projeto e definir quais serão as tomadas de uso geral e específico.

3 – Fique atento à potência: lembre-se da potência total de cada cômodo antes de escolher o disjuntor.  Outro aspecto importante que deve ser levado em consideração: não sobrecarregar o mesmo disjuntor com vários circuitos elétricos.

4 – Planeje o local de instalação dos dutos: eles são responsáveis por proteger os cabos e condutores elétricos, além de poder dar aquele charme na sua decoração adotando o estilo embutido ou aparente.

5 – Hora de colocar as mãos na massa, ou melhor, nos fios: escolha um profissional de sua confiança para realizar o serviço. Caso seja você mesmo o responsável pela parte prática, estude bem o projeto e certifique-se de que possui todos os materiais necessários para concluir a obra.

Preparando a mala de ferramentas

Agora que você conhece as etapas básicas para a realização de um projeto elétrico, pode começar a selecionar os itens que serão seus companheiros de trabalho nessa jornada.

Equipamentos básicos para a instalação

1 – Disjuntor: funciona como um interruptor automático que identifica correntes de sobrecarga, desarma e protege a instalação elétrica.

2 – Fios e Cabos: a diferença entre fios e cabos está na quantidade de filamentos. Enquanto os fios possuem apenas um, tornando-os mais rígidos e mais suscetíveis a rompimentos, os cabos são formados por vários fios finos e flexíveis. De acordo com suas características, cada um deles é indicado para uma situação. Por exemplo: fios sólidos são recomendados para quadros elétricos, tomadas e chuveiros. Já o cabo PP é usado em ligações de eletrodomésticos. Os cabos paralelos são usados na ligação de aparelhos pequenos, portáveis e objetos de iluminação como abajures e lustres.

3 – Eletrodutos: são tubos que abrigam os condutores e tem a função de proteger a fiação elétrica. Eles podem ser metálicos ou isolantes (PVC), na opção de rosquear ou de soldar.

4 – Interruptor/Tomadas: os interruptores e tomadas compõem a decoração do ambiente, seus modelos variam de acordo com a amperagem e o estilo que melhor combina com os outros elementos do cômodo.

5 – Bocal: eles podem ser produzidos em termoplástico ou porcelana, com ou sem borne. Há vários modelos, a sua escolha vai depender do tamanho e padrão da lâmpada que será conectada no suporte.

6 – Isolador de porcelana: peça que auxilia na hora de distribuir os fios de energia elétrica.

7 – Pino e tomada polarizada: conectam aparelhos de alta potência sem risco de incêndios ou choques elétricos. É uma medida de segurança para ajudar a evitar o perigo de eletrocussão.

8 – Conector de porcelana: ideal para conexões que exigem resistência até 350°C de temperatura, como chuveiros elétricos. Disponíveis no formato bipolar e tripolar.

9 – Chave teste/testador de continuidade de tensão: a chave teste serve para identificar qual é o fio Fase (positivo) e qual é o fio Neutro no sistema elétrico. Outra companheira de trabalho dos eletricistas é o testador de continuidade. Essa ferramenta é fundamental para identificar com precisão pontos de ruptura do condutor, minimizando a troca de fiação elétrica.

10 – Multímetro: aparelho indispensável para trabalhos mais específicos, o multímetro realiza a medição de correntes, tensão, resistência, continuidade e teste de transistores. Com essa ferramenta é possível conferir a corrente de tomadas, pilhas, baterias e equipamentos eletrônicos.

11 – Lâmpadas/luminárias: escolher a lâmpada ideal para cada ambiente pode parecer uma tarefa complexa diante das inúmeras opções disponíveis no mercado. Tudo depende das características do local, objetivo de iluminação e eficiência energética.

Classificação das lâmpadas

Halógenas: podem ser usadas em residências e ambientes comerciais, por exemplo: iluminação decorativa, abajures, luminárias de piso, luminárias de teto, arandelas, pontos comerciais, vitrines e muito mais.

Fluorescentes: possuem alta eficiência, boa aparência e baixo consumo de energia. São indicadas para ambientes como cozinhas, comércio em geral, salas de aula, banheiros, corredores, entre outras possibilidades de uso.

LED: economizam energia, qualidade de luz visivelmente mais confortável e maior durabilidade. Isso porque as lâmpadas de LED exigem menor quantidade de potência para produzir o mesmo fluxo luminoso dos modelos tradicionais. Suas principais características são: alto brilho, maior resistência, menor consumo de energia e maior durabilidade.

 

Esses são os itens básicos para a concretização de qualquer instalação elétrica. Vale destacar que as especificações e metragens de cada produto dependem das especificações do seu projeto inicial. Por isso, aquela primeira etapa de planejamento é primordial antes de adquirir os equipamentos.

Botão Whatsapp Foxlux