A relação entre a tecnologia LED e o retrofit

, , , , | 0 Comentários

A tecnologia LED, sobre a qual você provavelmente tem ouvido cada vez mais, não é algo totalmente novo. Largamente utilizada na indústria da eletrônica há muitos anos, é ela que há tempos ilumina o seu relógio digital e indica que o seu computador está ligado. A escala de emprego da tecnologia, entretanto, é que vem aumentando drasticamente. De luminárias à telas superfinas de TV, do celular à iluminação de casas noturnas, e de residências à cidades inteiras, o espectro de atuação do LED se multiplicou nos últimos anos, e isso é só o começo!
Muitas formas de utilização da iluminação LED têm sido exploradas nos últimos anos. Uma das mais comuns é a substituição de dicróicas, PAR20, PAR30, incandescentes e fluorescentes, inclusive tubulares. Esse tipo de utilização, em que a tecnologia nova é adaptada para substituir as anteriores, e assim ser consumida imediatamente, é chamada de mimetização ou retrofit pelos luminotécnicos. O uso dos LEDs no formato de lâmpadas pré-existentes é muito interessante já que sua vida útil é significativamente mais longa do que as demais opções, além de ter um consumo de energia muito mais baixo, o que equilibra facilmente o investimento inicial. Outra vantagem relacionada à durabilidade é a diminuição da manutenção. Por exemplo, em uma piscina, em que a troca de lâmpadas é sempre trabalhosa, o LED aparece como uma ótima solução.
teconologia-led-piscina
O uso dessas lâmpadas em balizadores, por exemplo, é uma forte tendência. Seja para uma escada, um corredor ou mesmo para indicar o caminho externo, os LEDs permitem que a luminária seja realmente mínima, podendo ser embutida em um contra piso convencional. E a luz não precisa ser forte, basta apenas ser um pontinho que indica o degrau ou o caminho de forma elegante e discreta. Os LEDs viabilizam o desenvolvimento de produtos que não poderiam ser inventados com fontes de luz convencionais.
Com tantas vantagens e economia, que tal começar a repensar a iluminação da sua casa ou estabelecimento comercial?

Com informações do UOL Casa e Imóveis

Botão Whatsapp Foxlux