Como usar betume para conservar suas ferramentas

, , , | 0 Comentários

O betume pode ser usado como um conservante que evita que os cabos de madeira das ferramentas ressequem e se tornem frágeis. Ele penetra nos poros da madeira para preencher e renovar a flexibilidade de cabos antigos. Formado por compostos químicos, pode ocorrer tanto na natureza como ser obtido artificialmente, em processo de destilação do petróleo.  Em seu estado natural, ele é grosso demais, mas, se diluído corretamente, penetrará em qualquer cabo de madeira.
Você vai precisar:

  • 1 litro de betume
  • 1 lata de 4 L
  • 475 ml de aguarrás
  • Garrafa de cola

Passo a passo:
1) Abra uma lata de betume. Use um pedaço de madeira para raspá-lo e colocá-lo em uma lata maior vazia.
2) Coloque 475 ml de aguarrás na lata. Mexa os dois materiais juntos com um bastão de madeira até que a solução se torne despejável. Se ela continuar grossa, adicione uma xícara de aguarrás por vez e mexa até que fique na consistência certa.
3) Coloque o betume em uma garrafa de cola. Use um estilete para abrir um furo maior na tampa, com pelo menos 6 mm de diâmetro.
4) Coloque ferramentas grandes, como rastelos, pás ou enxadas, em cima dos dois cavaletes. Coloque ferramentas pequenas como  martelos e marretas, em cima de uma cerca de arame, suspensa do chão pelos cavaletes.
5) Aplique uma boa quantidade de betume ao longo dos cabos de madeira. Deixe-o escorrer pelos lados e pingar. Gire os cabos em 90 graus de cada vez e continue aplicando o betume com a garrafa de cola até que eles fiquem completamente molhados. Deixe o betume secar por 72 horas antes de voltar a usar as ferramentas.

Com informações do eHow

Botão Whatsapp Foxlux